86.500 doses do imunizante AstraZeneca devem chegar ao Paraná neste sábado (23), por volta das 23h, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, de acordo o Ministério da Saúde.
As vacinas serão levadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e em sequência, serão separadas e divididas para todas as 22 Regionais de Saúde, da mesma forma que as primeiras vacinas que chegaram ao Paraná, no começo da semana.
O processo de rotulagem e etiquetagem das caixas das vacinas que chegaram ontem, foi finalizado hoje, às 14h18.
Primeira fase da vacinação
Conforme o Plano Estadual de Vacinação em combate ao coronavírus que acompanha a mesma linha do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, na primeira fase da vacinação serão imunizados profissionais da saúde que aplicarão as vacinas, pessoas com mais de 60 anos que moram em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que trabalham nos locais, população indígena, pessoas com deficiência severa e trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmação da infecção pela covid-19.
A delimitação de grupos prioritários prosseguiu seguindo os fundamentos do Ministério da Saúde, como tempo de contato, ou exposição com os pacientes infectados pelo coronavírus e pessoas com maior risco de complicações pela infecção causada pelo Sars-CoV-2.
Na sequência, o Estado se programa para imunizar pessoas com 80 anos ou acima desta idade, pessoas entre 75 e 79 anos, e assim continuadamente, até aqueles que têm idade variando entre 60 e 64 anos. Com a quantidade de doses oferecidas, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão é vacinar o total de 4.019.115 pessoas até maio de 2021. A vacinação ocorrerá conforme o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada.
O Paraná tem 1.850 salas de vacinação nos 399 municípios. A quantidade de lugares varia em cada município, de acordo com o tamanho da população. As cidades são encarregadas pela administração dos profissionais para aplicação das doses da vacina.