Paranaenses estão em lista de vencedores do 36º HQMIX

Willian Leite é designer gráfico, quadrinista e ilustrador (Crédito: Cristiano Martinez)

O Estado do Paraná marca presença entre os vencedores do tradicional Troféu HQMIX, que é considerado o “Oscar dos quadrinhos no Brasil”.

A lista de vencedores da 36ª edição saiu nesta semana. Foram 1.710 itens inscritos e mais de 600 obras de trabalhos e produções realizadas em 2023 na área dos Quadrinhos no Brasil, que passaram pela banca do júri oficial, que trabalhou por cinco meses para analisar os concorrentes nas diversas categorias.

Minha Página AMP

Já a segunda fase foi analisada pelo júri nacional, composto por mais de 1.300 profissionais da área de quadrinhos, entre autores, editores, pesquisadores e jornalistas.

Residindo atualmente em Campo Mourão, na região Centro-Oeste, o quadrinista e ilustrador paranaense Will Leite faturou em Web Tira com a série da “Dona Anésia”, personagem ranheta que conquistou uma legião de fãs nas redes sociais. Suas tiradas são impagáveis, ao lado da doce amiga Dolores.

“Obrigado a todos os profissionais que votaram no meu trabalho. E obrigado a você, que segue a página e vê meu trabalho com bastante carinho. Esse carinho me faz querer continuar sempre. E continuando, o reconhecimento vem!”, escreveu Will na página oficial da personagem.

Dolores e Anésia comemoram o troféu (Crédito: Reprodução/Will Leite)

Lark
Outra paranaense a vencer o HQMIX é Lark, com a série “O Livro dos Pássaros” em duas categorias: Publicação de Humor e Publicação de Tira. “Muito obrigada a todos que leram, apoiaram, elogiaram, votaram e divulgaram meu gibi! Esse prêmio é uma conquista gigante pra mim!”, escreveu a quadrinista em suas redes sociais.

Publicada primeiro nas redes sociais, a série ganhou o formato de obra impressa em uma campanha recorde no Catarse, arrecadando mais de 500 mil reais.

A narrativa se passa no universo da Catch. co, uma empresa moderna, descolada e fluente em corporativês, que está contratando passarinhos para fazerem parte do seu time dos sonhos! Requisitos: ser altamente motivado, ter brilho nos olhos e atitude de dono! Ter uma carne macia e suculenta será considerado um diferencial. No “Livro dos Pássaros”, Roberto dá seus pulos para extrair o máximo da vida, enquanto tenta sobreviver no mercado de trabalho.

Tirinha da série criada pela Lark (Crédito: Reprodução/Lark)

Exposição
E o Paraná ainda se destacou na categoria Exposição, com o troféu para “Lilian Mitsunaga: 4 Décadas nos Quadrinhos – Bienal de Quadrinhos de Curitiba”, que ficou em cartaz durante a edição de 2023 da Bienal na Capital do Estado.

Essa mostra homenageou o trabalho de letreiramento de Lilian Mitsunaga nos quadrinhos, indo da Marvel/DC para as mais diversas páginas.

Cerimônia de premiação
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 11 de dezembro, às 19h, no Teatro Raul Cortez, do Sesc 14 Bis, em São Paulo, com a apresentação do padrinho do HQMIX, Serginho Groisman, e participação do DJ MZK.

A 36ª edição do Troféu HQMIX tem o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo Federal, do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo, e do Sesc São Paulo.

Os ganhadores receberão o troféu Muriel, personagem da cartunista Laerte, que foi convidada a produzir a arte do troféu, representando a transição de gênero de ambas as mulheres: da criadora e de sua criatura.

A tira de Muriel, publicada na Folha de São Paulo a partir de 2004, é considerada pela autora como uma espécie de “batedora que foi na frente de sua mudança visual, meio que sozinha”.

A estatueta deste ano foi produzida pelo artista Bruno Braga, fundador do Instituto Impressão 3D, localizado no município de Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco.

Crédito: Reprodução

Grandes mestres
Neste ano, foram escolhidas duas pessoas importantes e pioneiras na produção de quadrinhos com personagens LGBTQIAPN+ no país: Henrique Magalhães e sua personagem Maria, eleita patrimônio cultural imaterial da Paraíba: Maria Espirituosa – ou simplesmente Maria, lançada há quase 50 anos, que foi uma das personagens precursoras em abordar as causas libertárias e de minorias, discutindo as questões de gênero na época em que era quase impossível desenvolver estes temas.

A outra homenageada é Anita Costa Prado, roteirista de quadrinhos que participou de diversas produções na área e criou a personagem Katita em 1995, que sempre lutou por direitos e igualdade de gêneros, tendo sido também desenhada por vários artistas.

Lista completa
A lista completa dos vencedores do 36º Troféu HQMIX, escolhidos como os melhores de 2023, está disponível no portal www.hqmix.com.br

Sair da versão mobile