Paranaenses estão em lista de vencedores do 36º HQMIX

O Maringá

Willian Leite é designer gráfico, quadrinista e ilustrador (Crédito: Cristiano Martinez)

O Estado do Paraná marca presença entre os vencedores do tradicional Troféu HQMIX, que é considerado o “Oscar dos quadrinhos no Brasil”.

A lista de vencedores da 36ª edição saiu nesta semana. Foram 1.710 itens inscritos e mais de 600 obras de trabalhos e produções realizadas em 2023 na área dos Quadrinhos no Brasil, que passaram pela banca do júri oficial, que trabalhou por cinco meses para analisar os concorrentes nas diversas categorias.

Já a segunda fase foi analisada pelo júri nacional, composto por mais de 1.300 profissionais da área de quadrinhos, entre autores, editores, pesquisadores e jornalistas.

Residindo atualmente em Campo Mourão, na região Centro-Oeste, o quadrinista e ilustrador paranaense Will Leite faturou em Web Tira com a série da “Dona Anésia”, personagem ranheta que conquistou uma legião de fãs nas redes sociais. Suas tiradas são impagáveis, ao lado da doce amiga Dolores.

“Obrigado a todos os profissionais que votaram no meu trabalho. E obrigado a você, que segue a página e vê meu trabalho com bastante carinho. Esse carinho me faz querer continuar sempre. E continuando, o reconhecimento vem!”, escreveu Will na página oficial da personagem.

Dolores e Anésia comemoram o troféu (Crédito: Reprodução/Will Leite)

Lark
Outra paranaense a vencer o HQMIX é Lark, com a série “O Livro dos Pássaros” em duas categorias: Publicação de Humor e Publicação de Tira. “Muito obrigada a todos que leram, apoiaram, elogiaram, votaram e divulgaram meu gibi! Esse prêmio é uma conquista gigante pra mim!”, escreveu a quadrinista em suas redes sociais.

Publicada primeiro nas redes sociais, a série ganhou o formato de obra impressa em uma campanha recorde no Catarse, arrecadando mais de 500 mil reais.

A narrativa se passa no universo da Catch. co, uma empresa moderna, descolada e fluente em corporativês, que está contratando passarinhos para fazerem parte do seu time dos sonhos! Requisitos: ser altamente motivado, ter brilho nos olhos e atitude de dono! Ter uma carne macia e suculenta será considerado um diferencial. No “Livro dos Pássaros”, Roberto dá seus pulos para extrair o máximo da vida, enquanto tenta sobreviver no mercado de trabalho.

Tirinha da série criada pela Lark (Crédito: Reprodução/Lark)

Exposição
E o Paraná ainda se destacou na categoria Exposição, com o troféu para “Lilian Mitsunaga: 4 Décadas nos Quadrinhos – Bienal de Quadrinhos de Curitiba”, que ficou em cartaz durante a edição de 2023 da Bienal na Capital do Estado.

Essa mostra homenageou o trabalho de letreiramento de Lilian Mitsunaga nos quadrinhos, indo da Marvel/DC para as mais diversas páginas.

Cerimônia de premiação
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 11 de dezembro, às 19h, no Teatro Raul Cortez, do Sesc 14 Bis, em São Paulo, com a apresentação do padrinho do HQMIX, Serginho Groisman, e participação do DJ MZK.

A 36ª edição do Troféu HQMIX tem o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo Federal, do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo, e do Sesc São Paulo.

Os ganhadores receberão o troféu Muriel, personagem da cartunista Laerte, que foi convidada a produzir a arte do troféu, representando a transição de gênero de ambas as mulheres: da criadora e de sua criatura.

A tira de Muriel, publicada na Folha de São Paulo a partir de 2004, é considerada pela autora como uma espécie de “batedora que foi na frente de sua mudança visual, meio que sozinha”.

A estatueta deste ano foi produzida pelo artista Bruno Braga, fundador do Instituto Impressão 3D, localizado no município de Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco.

Crédito: Reprodução

Grandes mestres
Neste ano, foram escolhidas duas pessoas importantes e pioneiras na produção de quadrinhos com personagens LGBTQIAPN+ no país: Henrique Magalhães e sua personagem Maria, eleita patrimônio cultural imaterial da Paraíba: Maria Espirituosa – ou simplesmente Maria, lançada há quase 50 anos, que foi uma das personagens precursoras em abordar as causas libertárias e de minorias, discutindo as questões de gênero na época em que era quase impossível desenvolver estes temas.

A outra homenageada é Anita Costa Prado, roteirista de quadrinhos que participou de diversas produções na área e criou a personagem Katita em 1995, que sempre lutou por direitos e igualdade de gêneros, tendo sido também desenhada por vários artistas.

Lista completa
A lista completa dos vencedores do 36º Troféu HQMIX, escolhidos como os melhores de 2023, está disponível no portal www.hqmix.com.br

Sair da versão mobile