Ex-prefeito Claudemir Bongiorno, de Cianorte, morre de covid aos 64 anos

Bongiorno

Claudemir Bongiorno, ex-prefeito de Cianorte

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O ex-prefeito Claudemir Romero Bongiorno, de 64 anos, que governou Cianorte em dois mandatos, foi três vezes vereador e ainda pretendia disputar novas eleições, sofreu morte cerebral nesta segunda-feira depois de 92 dias internado para tratamento das complicações decorrentes da covid-19.

Bongiorno testou positivo para covid em meados de abril, começou a se tratar em casa, precisou ser hospitalizado e, como a doença agravou, foi intubado. A complicação veio quando ele contraiu uma infecção que os médicos não conseguiram controlar nem com os antibióticos mais fortes.

A família preferiu buscar hospitais com melhores recursos e assim o ex-prefeito passou por dois dos mais importantes hospitais do País, o Sírio-Libanês e o Albert Einstein.  Chegou a ter momentos de esperança, quando os médicos puderam reduzir os medicamos e a sedação e ele pode interagir com familiares. Mas, voltou a piorar.

 

Premiado por suas realizações

 

Ligado ao grupo do ex-prefeito Edno Guimarães, Claudemir Bongiorno entrou na política em 1996, elegendo-se vereador. Depois teve mais dois mandatos e em 2012 foi eleito prefeito, substituindo seu mentor Edno Guimarães. Foi reeleito em 2016, permanecendo na prefeitura até sete meses atrás.

Como prefeito, foi idealizador de diversos programas sociais, recebeu o 1º Prêmio Gestor Público do Paraná, pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em 2013, e menções honrosas em demais edições, como o troféu excelência em 2020. Também conquistou reconhecimento da Fomento Paraná, Conselho Federal de Administração, Tribunal de Justiça, entre outros. Com relação ao combate da pandemia, o Município ocupou o 1º lugar no ranking de transparência apurado pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE/PR) em 2020.

 

Identificação com Cianorte

 

Nascido em Nova Esperança, a identificação de Claudemir Bongiorno sempre foi com Cianorte, cidade em que foi pioneiro. O ex-prefeito era morador antigo em Cianorte, onde foi agricultor, avicultor, bancário e empresário. Junto com outros três amigos, entre eles Edno Guimarães e o hoje deputado Jonas Guimarães, criou a Avenorte, um dos maiores frigoríficos de franco do Paraná, que exporta boa parte da produção e vende frangos congelados para o Brasil inteiro.

Os negócios da família Avenorte cresceram e se expandiram para outras áreas, o que, teoricamente, fizeram de Claudemir Bongiorno um dos homens mais ricos da região.

 

 

Claudemir Bongiorno no exercício da função de prefeito

 

Amigos falam sobre Bongiorno

 

Vários políticos lamentaram a morte de Claudemir Romero Bongiorno, entre eles seu amigo, sócio e aliado político Jonas Guimarães, deputado estadual e que no passado foi candidato a prefeito de Cianorte com o apoio de Bongiorno.

Jonas destacou o trabalho do amigo como vereador e depois como prefeito, mas enfatizou principalmente o ser humano, o pai de família, o homem compromissado com o desenvolvimento de Cianorte independentemente de estar ou não em algum cargo público.

O prefeito Marco Franzato, que também é pioneiro e foi que sucedeu Bongiono na prefeito, também fez elogios a seu antecessor, destacando o caráter de homem público compromissado com o município, sem esquecer toda a região polarizada por Cianorte.

Ao saber da morte do ex-prefeito, o prefeito atual decretou Luto Oficial de três dias e divulgou uma Nota de Pesar.

Cianorte, a cidade que Bongiorno viveu a maior parte de sua vida, onde fez carreira como empresário e como político, completa 68 anos na próxima segunda-feira, dia 26.

 

Veja também

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile