Cidades da região definem horários e dias de serviços antes do Dia de Finados

prefeituras da região já estabeleceram até quais dias os cemitérios vão poder receber reparos e outros serviços - Foto: Arquivo/Prefeitura de Maringá

Faltando pouco mais de 20 dias para o feriado de Dia de Finados, as prefeituras da região já estabeleceram até quais dias os cemitérios vão poder receber reparos e outros serviços. A Prefeitura de Maringá publicou na quarta-feira, 9, o decreto nº1790/2024 com os prazos para serviços no local. As escavações e duplicações de sepulturas poderão ser realizadas até 25 de outubro e reformas, revestimentos e pinturas dos túmulos até 27 de outubro.

Os serviços de limpeza, polimento, colocação de placas, fotos, inscrições e vasos, além de colocação de tampões de granito ou mármore, serão proibidos apenas nos dias 1º e 2 de novembro. As intervenções nas sepulturas poderão ser feitas novamente a partir de 3 de novembro, exceto a limpeza por terceiros, que poderá ser retomada apenas a partir de 11 de novembro. Clique aqui e confira o decreto na íntegra.

No Dia de Finados, o Cemitério Municipal estará aberto para visitas das 7h às 19h. A expectativa é que até 130 mil pessoas visitem o local entre o fim deste mês e o feriado. O cemitério tem cerca de 35 mil sepulturas.

Não será permitida a entrada de veículos particulares nos dias 1º e 2 de novembro. O município disponibilizará vans e micro-ônibus para que as pessoas possam se locomover dentro do cemitério. Também não será permitida a entrada de vasos com ornamentações plásticas ou papel impermeável, assim como qualquer tipo de sacolas ou pacotes com plástico, para evitar criadouros do mosquito da dengue.

O recolhimento de materiais recicláveis, incluindo borras de velas derretidas, será permitido após o encerramento do expediente nos dias 1º e 2 de novembro, após às 19h.

Comércio Ambulante – O decreto municipal também estabelece as regras para os vendedores ambulantes. O comércio ambulante será permitido apenas nos dias 1º e 2 nos locais determinados pela equipe de Fiscalização do município. Não será permitido o comércio em frente ao prédio da administração e no interior do Cemitério Municipal. Confira os locais permitidos:

– Calçada da Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, ao lado do Cemitério Municipal;

– Calçada da Praça de Todos os Santos;

– Na Rua Mem de Sá, em toda extensão, respeitando o limite de 20 metros entre os portões da Câmara de Velórios e o portão de nº 3, para facilitar o acesso de pedestres;

– Na Rua Dr. Saulo Porto Virmond, respeitando o limite de 20 metros do portão nº 4, para facilitar o acesso de pedestres.

Sarandi projeta cerca de 50 mil visitantes no Cemitério Municipal na semana do feriado – Foto: Prefeitura de Sarandi

Sarandi

A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Urbanismo, segue com preparativos para receber cerca de 50 mil visitantes no Cemitério Municipal na semana do feriado. Obras de reforma, pintura e revestimento dos túmulos deverão ser concluídas até o dia 24 de outubro. Caso não sejam finalizadas, os trabalhos só poderão ser retomados no dia 5 de novembro. Entre os dias 1 a 4 de novembro será proibida a limpeza nos túmulos.

A rua Adelaide Baldo Zanin estará fechada para o tráfego de veículos nos dias 2 e 3. A via será usada para comercialização de artigos relativos à data, como flores, vasos e velas. Interessados em ocupar espaço para venda de produtos devem se cadastrar até 30 de outubro junto à administração do cemitério e encaminhar pagamento de taxa. Serão instalados banheiros químicos para atender a demanda.

Agentes de combate à dengue farão trabalho de conscientização para evitar a entrada de embalagens que facilitem o acúmulo de água das chuvas, criando assim condições adequadas para a reprodução do mosquito transmissor da doença. Portanto, a recomendação é que visitantes já tenham a preocupação de não levar recipientes que podem propiciar ambientes adequados para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

O Cemitério Municipal funciona das 7h às 18h.

Sair da versão mobile