Movido a energia solar, CineSolarzinho chega a Moreira Sales com sessões gratuitas de cinema

Na sessão desta quinta-feira em Moreira Sales terá pipoca de graça

CineSolar

As sessões do CineSolar acontecem gratuitamente em lugares públicos

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A experiência do CineSolarzinho, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega a Moreira Sales, na região de Campo Mourão, com atividades culturais gratuitas para a população. Com patrocínio do Sicredi e apoio da Prefeitura Municipal, na quinta-feira, 28, a partir das 19 horas, no estacionamento do Ginásio de Esportes Antônio Correa Moreno, o Morenão, serão exibidos curtas-metragens infantojuvenis que abordam temáticas como os princípios do cooperativismo, coletividade, solidariedade e sustentabilidade. As sessões contam com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

O Circuito Sicredi acontece de agosto a novembro, em 37 cidades dos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além das sessões de cinema, serão promovidos 23 encontros da Oficinema Solar com estudantes.

“Proporcionar uma experiência como essa para as crianças do município de Moreira Sales, sem dúvida nenhuma, é estar comprometido com o desenvolvimento da nossa cidade. Promover a cidadania e a educação faz parte da nossa atuação como instituição financeira cooperativa interessada em apoiar o desenvolvimento e gerar impacto positivo nas regiões onde atua”, diz Julio Cesar Liberato, Gerente da Agência Sicredi de Moreira Sales.

Cinema completo em um furgão sustentável

O CineSolarzinho – versão infantil do CineSolar -, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

O cinema completo, inclusive as 120 cadeiras, banquetas e as placas solares viajam no furgão sustentável Foto: CineSolar

“Viajando pelo Brasil presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, o nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 120 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

Com infográficos, iluminação e decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma -, o veículo é uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades e mostra, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

Difusão de princípios de sustentabilidade

Nas sessões de cinema e nas oficinas, o CineSolarzinho também colabora na difusão de ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, e cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas).

“Para nós, difundir os ODS é fundamental, tanto para sensibilizar a população, na compreensão de que todos nós fazemos parte deste grande ecossistema vivo do Planeta Terra, e que somos responsáveis pelas mudanças possíveis de serem feitas hoje, quanto para deixarmos esse legado nas cidades, nas comunidades por onde passamos”, destaca Cynthia Alario.

As oficinas também acontecem no interior do furgão sustentável Foto: Pedro Cerqueira

Neste Circuito, a curadoria dos curtas-metragens que compõem a programação foi realizada por Luiza Lins, idealizadora e realizadora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que em 2023 completa 22 anos. São quatro programas com temas que abordam os princípios do cooperativismo, solidariedade, união, coletividade, inclusão, diversidade e sustentabilidade, que vão garantir muita diversão e reflexão para as crianças e para toda a família!

A 4ª edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Sicredi e apoio da Prefeitura Municipal de Moreira Sales. por meio da Secretaria de Educação, e é realizada pela Brazucah Produções, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.

Sessões de Cinema do CineSolarzinho

Data: Quinta-feira (28/09)
19h – ‘Asas da Imaginação’
20h – ‘Nós e o meio ambiente’

Entrada: gratuita – não precisa de ingresso

Atração: pipoca e visita ao furgão do CineSolar, que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz

Local: Estacionamento do Ginásio de Esportes Antônio Correa Moreno (Morenão) – Rua José Gonçalves Campos – 580 – Moreira Sales/PR

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile