Contorno de Marialva será recuperado após aparecimento de erosão devido às fortes chuvas

O dano causado pela erosão está concentrado no talude de aterro da rodovia, na altura do km 2+040 - Foto: DER-PR

O Contorno de Marialva na PR-897 vai passar por recuperação da erosão que surgiu após as fortes chuvas na região. A obra terá investimento de R$ 646.674,13 e prevê limpeza e remoção do solo mole e retaludamento (processo de terraplanagem que altera a inclinação de um talude para estabilizá-lo) com solo novo; plantio de placas de grama para proteger o talude; construção de novos dispositivos de drenagem superficial, incluindo meio-fio de concreto, descida d’água e dissipador de energia; reparos no pavimento próximo ao talude danificado; e, por último, a execução de nova sinalização horizontal e instalação de novas defensas metálicas.

O prazo de execução dos serviços, após ser concluída a licitação e assinado o contrato, será de 60 dias corridos – Foto: DER-PR

A licitação terá sessão de disputa no dia 20 de março no portal Compras.gov e vai ser conduzida por comissão de licitação da Superintendência Regional Noroeste do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

Minha Página AMP

Essa é uma técnica de estabilização de taludes muito utilizada, por ser simples e eficaz e o prazo de execução dos serviços, após ser concluída a licitação e assinado o contrato, será de 60 dias corridos.

O dano causado pela erosão está concentrado no talude de aterro da rodovia, na altura do km 2+040, e foi causado pelas fortes chuvas que atingiram a região, rompendo o meio fio no local e levando a água a atingir diretamente o solo.

Sair da versão mobile