Contratação via Agência do Trabalhador pode ser obrigatória para empresas ligadas ao Poder Público de Mandaguari

PL de autoria da vereadora Claudete foi aprovado em unanimidade; medida deve gerar mais oportunidades de acesso às vagas de emprego na cidade

As empresas de Mandaguari que prestam serviços públicos ou que recebem recursos do Município podem passar a ter a obrigação de contratar pessoas por intermédio da Agência do Trabalhador. É que a Câmara aprovou, na sessão desta segunda-feira (9), o Projeto de Lei (PL) 024/2021, de autoria da vereadora Claudete Velasco (PSC), que prevê a regra para a cidade.

A medida foi aprovada por todos os parlamentares e, para passar a valer, precisa ser sancionada pela Prefeitura. De acordo com a proponente da matéria, que também é funcionária pública da área administrativa e atua na agência, a mudança deve gerar muitos benefícios, porque irá tornar mais acessíveis as vagas de emprego.

Minha Página AMP

“Nós temos uma estrutura totalmente preparada para atender tanto os trabalhadores quanto os empregadores. O que queremos é que cada vez mais as oportunidades sejam disponibilizadas à população de Mandaguari”, comentou Claudete, destacando que o órgão tem se destacado, sendo que, de mais de 200 existentes no estado do Paraná, está entre os 20 primeiros em números de atendimentos e encaminhamentos.

O QUE DIZ O PROJETO
De acordo com o texto da matéria aprovada, as organizações que prestam serviços públicos, as que foram contratadas pelo Município e as entidades que recebem recursos da Administração Pública deverão realizar as contratações de empregados a partir da consulta do banco de dados da Agência do Trabalhador. Quem não cumprir a medida sofrerá penalidades, que podem ir de uma simples advertência até a suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar ou receber benefícios públicos, por até dois anos.

De acordo com a justificativa do PL, a mudança deve gerar mais proteção aos trabalhadores de Mandaguari, garantindo mais possibilidades de acesso ao mercado de trabalho e condições dignas de trabalho. Além disso, pode contribuir para diminuir o índice de desemprego na cidade e trazer benefícios concretos ao Poder Público, uma vez que a arrecadação de impostos locais e a capacidade de consumo da população serão diretamente afetadas.

A AGÊNCIA
A Agência do Trabalhador promove, de forma gratuita, a manutenção do programa de intermediação de mão-de-obra, bem como serviços de recrutamento, seleção e colocação de trabalhadores no mercado de trabalho. O órgão é responsável, também, por prestar orientações e capacitações para que aqueles que buscam empregos estejam aptos às oportunidades que aparecem. Além disso, está preparado para atender as empresas, fazendo a indicação de profissionais de acordo com as demandas existentes.

Sair da versão mobile