Uma criança e três cachorros foram atacados por abelhas na manhã desta quarta-feira, 25, em uma chácara no Núcleo Habitacional Afonso Alves de Camargo, em Apucarana. Um dos cães morreu.
A criança foi levada para um hospital e seu estado de saúde não é considerado grave, apesar de ela ter recebido várias picadas em diferentes partes do corpo. Aparentemente, os cães foram mais atacados pelas abelhas.
O Corpo de Bombeiros foi chamado, isolou a área e identificou o proprietário do enxame que atacou na propriedade vizinha.
Apesar de serem comuns durante todo o ano, os ataques de abelhas crescem consideravelmente na primavera e verão, período em que os insetos ficam mais agitados e agressivos com o calor. Além disso, é nesta época que acontecem as migrações de enxames.
Dependendo da quantidade de picadas, a vítima pode morrer, em especial os alérgicos.
A ferroada das abelhas pode se tornar altamente perigosa quando atinge organismos sensíveis ao veneno, podendo causar a anafilaxia, o chamado de choque anafilático, uma reação alérgica aguda que pode ser fatal, causando dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua, entre outros sintomas.
Os bombeiros geralmente isolam áreas e, quando necessário, faz o extermínio dos insetos, mas a principal recomendação deles é para que as pessoas corram, se afastem o máximo possível da área em que as abelhas estão, inclusive retirando animais de estimação.
Prevenção
- A remoção das colônias de abelhas situadas em lugares públicos ou residências deve ser efetuada por profissionais devidamente treinados e equipados, preferencialmente à noite ou ao entardecer, quando os insetos estão calmos;
- Evite aproximar-se de colmeias de abelhas africanizadas sem estar com vestuário e equipamentos adequados (macacão, luvas, máscara, botas, fumigador, etc.);
- Evite caminhar e correr na rota de voo das abelhas;
- Barulhos, perfumes fortes, desodorantes, o próprio suor do corpo e cores escuras (principalmente preta e azul-marinho) desencadeiam o comportamento agressivo e, consequentemente, o ataque de abelhas;
- Sons de motores de aparelhos de jardinagem, por exemplo, exercem extrema irritação em abelhas. O mesmo ocorre com som de motores de popa;
- No campo, o trabalhador deve ficar atento para a presença de abelhas, principalmente no momento de arar a terra com tratores.
Veja também
- Projeto cria Museu do Esporte em Marialva e homenageia o jogador Gasosa
- Câmara de Maringá vai devolver quase R$ 25 milhões à prefeitura