Que o Grupo Romagnole é a maior empresa de Mandaguari, todo mundo sabe, assim como é uma das maiores do Paraná e um dos maiores fabricantes de produtos elétricos do Brasil, exporta para 35 países, tem mais de 4 mil funcionários e fatura cerca de R$ 3 bilhões por ano. Mas, o que quase ninguém sabe é que essa potência começou com dois jovens eletricistas, uma caixa de ferramentas e uma bicicleta cargueira.
Esta história agora pode ser conhecida por todos com o lançamento do livro biográfico dos irmãos Álvaro e Vicente Romagnole escrito pelos jornalistas Airton Donizete Oliveira e André De Canini.
Donizete, com a experiência de quem já publicou outras biografias, como a do ex-prefeito de Maringá Américo Dias Ferraz, em parceria com Dirceu Herrero Gomes, e De Canini, que já foi responsável pela Comunicação do Grupo Romagnole, trabalharam durante dois anos na pesquisa e fizeram mais de 80 entrevistas para compor a história do dois irmãos, desde 1962, quando só tinham uma cargueira e uma caixa de ferramentas, o trabalho em um pequeno barracão, os seis primeiros funcionários, até chegar à gigante que emprega mais de 15% da força de trabalho de Mandaguari.

Com 576 páginas, o livro “A História dos Irmãos Romagnole” foi lançado neste sábado, 17, em Mandaguari, e já pode ser solicitado por quem se interessar, tanto junto à empresa, quanto aos autores.
Veja também