Descartar corretamente diferentes tipos de materiais faz toda a diferença

Não é muito difícil visualizarmos diariamente o descarte incorreto de materiais pela cidade - Foto: Arquivo

Não é muito difícil visualizarmos diariamente o descarte incorreto de materiais pela cidade. Roupas, eletrodomésticos e até grandes móveis velhos como sofás nos deparamos, infelizmente.

Mas, tem como melhorar. Em Sarandi, por exemplo, existe o Ecoponto que oferece aos moradores um local adequado para descartar, fazer a separação e destinação correta de diferentes tipos de materiais.

Espalhe como realizar o descarte no Ecoponto

Basta o morador ir até o local, realizar o cadastro com informações de documento, telefone e veículo e, em seguida, deixar os materiais. É necessária a indicação do local de origem do material deixado, por meio de apresentação de comprovante de residência tanto do local de retirada, como do morador.

Processo

Primeiro é feita a separação, depois a classificação como inservíveis, recicláveis e material orgânico (restos de plantas). Em seguida, a cooperativa de coletores realiza a captação e destinação correta dos recicláveis.

Já madeiras são encaminhadas para empresa especializada, pneus e borrachas, usados para produção de asfalto, materiais de origem verde são triturados e encaminhados para hortas comunitárias e, o que não pode ser aproveitado, é levado para o aterro sanitário.

Mensalmente, o local recebe em média, cerca de 40 toneladas de resíduos. Com esquema focado em sustentabilidade, os materiais são encaminhados para reutilização em diferentes processos de produção.

O Ecoponto fica na rua José Galindo Garcia, n° 805-b (em frente a Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente) – Foto: Pref. Sarandi

O Ecoponto de Sarandi fica na rua José Galindo Garcia, n° 805-b (em frente a Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente)

Horário: das 7h às 11h30 e das 13h às 17h.

Denuncie

As denúncias também podem ser feitas pelo telefone 156. É importante que o reclamante reúna o máximo de informações possíveis como fotos, vídeos e placa do veículo para que o infrator seja identificado e multado.

Sair da versão mobile