Com a participação de bispos, padres, diáconos e fiéis, aconteceu sábado, 5, na Catedral Sant’Anna, de Ponta Grossa, a ordenação do monsenhor Evandro Luis Braun como bispo. No próximo dia 3 ele assume a Diocese de Campo Mourão, que está sem titular desde que o bispo Dom Bruno Elizeu Versari foi deslocado para a Diocese de Ponta Grossa, há um ano.
Diante de três bispos que foram seus mentores, Braun receberia o mesmo gesto dos sucessores dos apóstolos há dois milênios: a imposição das mãos. Dom Bruno Elizeu Versari, Dom Sergio Arthur Braschi, Dom Francisco Carlos Bach e os outros 26 arce/bispos presentes o consagraram como sétimo bispo da Diocese de Campo Mourão em uma cerimônia que era ao mesmo tempo despedida e novo começo.
“Estou aqui para dizer o meu ‘sim’ a essa missão que Deus me confia através da sua igreja, agora para viver como bispo, servindo ainda com maior totalidade e plenitude esta igreja tão querida”, declarou Dom Evandro.
Sua nomeação pelo Papa Francisco foi anunciada em 9 de abril e seguiu o discreto ritual da Igreja, com consultas sigilosas à Nunciatura, avaliação de décadas de trabalho pastoral e, por fim, o chamado.
Os pais do novo bispo, Genito Antônio Braun e Suely Maria Braun, acompanharam a cerimônia, sem conseguir esconder a emoção. “No dia da notícia foi uma emoção muito grande. Ninguém esperava”, confessou Suely ao silêncio ao final da cerimônia. Genito, por sua vez, lembrava o sacerdote que sempre soubera reconhecer no filho: “Ele amava o povo de Ponta Grossa, tinha uma paixão, dizia ‘o povo me ajuda’”.
Dom Francisco Carlos Bach, arcebispo de Joinville, que conheceu Evandro ainda seminarista, Dom Sergio Arthur Braschi, bispo emérito que por 21 anos acompanhou o agora bispo, tiveram destaque especial no evento, assim como Don Bruno Versari, bispo de Ponta Grossa e ex-bispo de Campo Mourão.

Os três participarão da posse do bispo de Campo Mourão no próximo dia 3, na Catedral São José, no ponto mais central de Campo Mourão.
Quem é Dom Evandro Braun
Evandro Luis Braun nasceu em 3 de agosto de 1976, em Teixeira Soares (PR), filho primogênito de Genito Antônio Braun e Suely Maria Braun. Ingressou no seminário em 28 de fevereiro de 1990, quando ainda cursava a 8ª Série do Ensino Fundamental, no Colégio Nossa Senhora das Graças, em Irati, residindo no Seminário Menor Mãe de Deus até a conclusão do 2º Grau.
De 1994 a 1996, cursou Filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae, em Ponta Grossa, residindo no Seminário São José. Cursou Teologia de 1998 a 2001, também no Mater Ecclesiae, residindo no Seminário São João Maria Vianney. Em 1997, foi auxiliar de formação no Seminário Menor Mãe de Deus. Foi ordenado presbítero em 15 de setembro de 2002, na paróquia Imaculada Conceição, Teixeira Soares.
Veja também