O produtor rural Jorge Pedro Frare, que cultiva milho e soja em uma fazenda de 193 hectares em Doutor Camargo desde 1970, está bombando nas redes sociais depois que descobriu em sua propriedade um pé de soja mais alto do que ele: 1,80 metro. Ele fotografou a planta e publicou em um grupo de agricultores no WhatsApp e os amigos se encarregaram de compartilhar a informação, de modo que hoje o assunto já chegou a todo o País.
Segundo Frare, ele não fez nada de especial para que aquele pé de soja crescesse tanto. “A gente faz o certo, a adubação certa na hora certa, o resto é a natureza quem faz”, diz. Fazer o certo para ele não é novidade, pois é considerado um dos agricultores modelo da região, sempre produzindo soja e milho acima da média.
Jorge Pedro Frare, que teve a foto de seu pé de soja gigante publicada em grandes portais do agro, espera uma grande colheita de soja no fim de janeiro e primeiros dias de fevereiro, contrastando com a safra passada, quando a soja foi prejudicada pela crise hídrica histórica, as plantas não cresceram e a produtividade foi um desastre. Mas, como produtor rural há meio século, Frare sabe que a natureza tem dessas coisas que não devem surpreender quem lida com a terra.