Foi inaugurado pela Polícia Penal do Paraná (PPPR) no fim de semana o novo Espaço de Saúde Penal na Cadeia Pública de Paranavaí. O local funcionará de segunda a sexta-feira, oferecendo uma estrutura adequada para atender às necessidades de saúde dos cerca de 250 custodiados na unidade. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a PPPR e a Prefeitura Municipal reflete um importante avanço no atendimento à saúde dos custodiados e o esforço conjunto entre o poder público, a sociedade civil organizada e o Conselho da Comunidade da Comarca de Paranavaí, um dos principais apoiadores do projeto.
O espaço inaugurado dispõe de modernas instalações, incluindo sala de atendimento médico, enfermaria, consultório psicológico, farmácia, sala para assistente social, expurgo, sala de esterilização e uma área de carceragem específica para espera de atendimento. A nova estrutura não apenas melhora a qualidade dos serviços de saúde dentro da unidade, mas também reduz a necessidade de deslocamento dos custodiados para consultas externas, garantindo maior segurança e economia.
Durante a cerimônia, o diretor da Regional Administrativa da PPPR em Maringá, Júlio César Vicente Franco, destacou a importância de ações como essa para o sistema prisional: “É uma honra contribuir para iniciativas que promovem a dignidade, a ressocialização e o fortalecimento de valores humanos no sistema penal, reafirmando nosso compromisso com a construção de um futuro mais justo e inclusivo”, afirma.
Reestruturação com participação dos custodiados – A readequação do espaço envolveu a mão-de-obra de dez custodiados da unidade. A iniciativa reforça o compromisso da PPPR com a reintegração social e o desenvolvimento de habilidades dos internos, alinhando-se aos princípios da Lei de Execução Penal. Além de colaborar para a melhoria, eles puderam aprender e aprimorar conhecimentos práticos que podem ser úteis em sua reinserção na sociedade.
Presenças – O evento reuniu diversas autoridades, como o diretor regional da Polícia Penal de Maringá, Júlio César Vicente Franco; a enfermeira responsável pelo Centro Ambulatorial de Saúde da Regional Maringá, Daniela Akemy Yokota; o chefe das Cadeias Públicas da Regional Maringá, Pablo Fernando Pereira da Costa; o diretor especial de gestão em saúde da Secretaria de Saúde Municipal, João Bruno Navarro Jabur; o vice-prefeito de Paranavaí, Pedro Baraldi e a secretária de saúde, Andreia Vilar.
Também participaram a representante do 8º Batalhão da Polícia Militar, Rosane Giroldo; o representante da 8ª Subdivisão de Polícia Civil, Robson Vieira; a promotora de Justiça, Márcia Rocha de Pauli; o presidente do Conselho da Comunidade da Comarca de Paranavaí, Cláudio Miguel de Souza; a chefe da Seção de Atenção Primária à Saúde da 14ª Regional de Saúde, Maria Cristina Pinheiro Nogueira e membros do Núcleo Maria da Penha (NUMAPE).
A inauguração do Espaço de Saúde Penal simboliza um marco no compromisso com a dignidade e os direitos dos custodiados, fortalecendo o papel da saúde como elemento essencial para a ressocialização e o bem-estar dentro do sistema prisional.
Veja também