Fabiana Castelari, pioneira do turismo rural em Marialva, vence prêmio nacional do Sebrae

Fabiana Castelari vence Prêmio Mulher de Negócios

Fabiana Castelari na mesma parreira em que começou a trabalhar quando ainda era criança Foto: Arquivo

A agricultora familiar Fabiana Castelari Leme, que transformou uma chácara de produção de uva em Marialva em um dos mais bem-sucedidos exemplos de turismo rural no Paraná, venceu o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios em âmbito nacional, na categoria Produtora Rural. O resultado foi revelado nesta quinta-feira, 21, em Florianópolis (SC), durante o Delas Summit 2024, maior evento de empreendedorismo feminino organizado pelo Sebrae no Sul do Brasil.

 

O objetivo da competição é dar visibilidade e reconhecimento às empreendedoras brasileiras. Desde 2004, mais de 100 mil mulheres se inscreveram e mais de 200 foram premiadas.

 

O encontro ofereceu mais de 16 horas de programação, com 150 expositoras, 80 palestrantes e oito palcos simultâneos, mostrando a força e inovação das mulheres nos negócios.

 

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o papel feminino nos negócios é um motor de transformação. “O crescimento das mulheres empreendedoras representa não apenas geração de renda, mas também igualdade de oportunidades e avanços sociais. Elas lideram mudanças, criam empregos e fortalecem a economia”, afirmou Lima.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, enalteceu o trabalho de Fabiana Castelari pelo turismo rural Foto: Arquivo

 

“Sabemos que muitas mulheres deixam de participar de espaços de aprendizado e networking por dificuldades como a falta de quem cuide dos filhos. Por isso, criamos áreas inclusivas, como o Espaço Kids e o espaço para amamentação, para que elas pudessem participar com tranquilidade”, destacou Marina Barbieri, gestora do Sebrae Delas Mulher de Negócios, Programa do Sebrae/SC, idealizador do evento.

 

Além disso, pessoas neurodivergentes contaram com uma sala neurodiversa, projetada para oferecer acolhimento em momentos de crise ou quando precisassem de um espaço tranquilo. Toda a área do evento foi 100% acessível, com tradução em tempo real de todas as palestras para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

 

Empreendedoras de todo o Brasil

Quinze empreendedoras do País, entre mais de mil concorrentes, conquistaram o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024 na etapa nacional. Foram 25 empreendedoras finalistas, que concorreram em cinco categorias: Pequenos Negócios; Microempreendedora Individual; Negócios Internacionais; Produtora Rural; e Ciência e Tecnologia. O objetivo da competição é dar visibilidade e reconhecimento às empreendedoras brasileiras. Desde 2004, mais de 100 mil mulheres se inscreveram e mais de 200 foram premiadas.

 

O Paraná contou, ainda, com outra destaque em âmbito nacional da premiação. Aline Lopes Batista Faria, de Araucária, esteve entre as finalistas da categoria Microempreendedora Individual (MEI), por conta de seu trabalho realizando enxovais personalizados para a maternidade e outros públicos com a marca Aline Attrativa.

 

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é composto por três etapas: estadual, regional e nacional. Na primeira, foram escolhidas até cinco candidatas por unidade federativa, sendo uma de cada categoria. Todas as vencedoras seguiram para a fase regional, de caráter eliminatório. Cada região do País teve apenas uma candidatura por categoria indicada para disputar a fase nacional, totalizando 25 candidatas para a grande final.

 

 

 

Quem é Fabiana Castelari

Desde 1997, a família Castelari cultiva uva em Marialva, município conhecido pela cultura da fruta. À frente do negócio familiar desde 2015, Fabiana Castelari Leme transformou o tradicional cultivo em uma experiência de turismo que atrai milhares de visitantes. Foi o perfil inovador que rendeu a ela o primeiro lugar nacional no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN), na categoria Produtora Rural.

 

Fabiana inaugurou, em 2023, o “Open de Uva”, opção em que os clientes podem colher e consumir uvas diretamente das parreiras ou colher e levar para casa. São dez variedades, o que proporciona frutas maduras no pé o ano todo. A ideia surgiu para aproveitar a possibilidade de expandir o turismo local, integrando os consumidores ao processo de produção, o que fez com que a chácara recebesse cerca de 3,5 mil visitantes no ano.

 

Na trajetória de Fabiana, uma gravidez de alto risco e a pandemia de Covid-19 impuseram desafios, que foram vencidos com determinação e criatividade.

 

“Passa um filme na cabeça da gente. Fui classificada outras vezes no prêmio, mas desta vez eu sentia que o primeiro lugar viria. Primeiro, veio a vitória no Paraná, agora o reconhecimento nacional. Volto para casa mais fortalecida, mais motivada a inovar, agradecida ao Sebrae pelas capacitações e muito feliz por saber que o meu trabalho vem dando resultado”, comemora Fabiana.

 

A consultora do Sebrae/PR, Janaina Dib, destaca a importância do reconhecimento de Fabiana para o Estado.

 

“Fabiana demonstra a força do empreendedorismo feminino paranaense. São trajetórias que carregam a esperança de inspirar outras mulheres a acreditarem em seus sonhos e a nunca desistirem”, comenta Janaina.

 

 

Classificação

Produtora Rural

1º lugar: Fabiana Castelari Leme – PR

2º lugar: Nilcineia Rubim da Luz – RO

3º lugar: Cleicy Alves de Brito – SP

 

Pequenos Negócios

1º lugar: Noanny Guimarães Maia – PA

2º lugar: Elissandra Flavia Santos – MG

3º lugar: Rafaela Cristina Mendes Gomes da Silva – PE

 

Ciência e Tecnologia

1º lugar: Luana Wandecy – RN

2º lugar: Maria Paula Beltran – SP

3º lugar: Ana Beatriz Aire Portela de Sousa – DF

 

Microempreendedora Individual

1º lugar: Alexandra Romana – RJ

2º lugar: Valdeniza Pereira Bezerra – RR

3º lugar: Verônica Dourado Ribeiro Dias – BA

 

Negócios Internacionais

1º lugar: Valdeci Gonçalves da Silva – AP

2º lugar: Karen Patrícia Reis Figueiredo – SP

3º lugar: Luzilene Soares da Silva – PI

 

 

Veja também

Sair da versão mobile