Apenas 10 dias após ser habilitado a exportar alimentos para a China, o Plusval Agroavícola, frigorífico da Levo Alimentos, da região de Umuarama, lacra nesta segunda-feira, 25, o primeiro contêiner de 25 toneladas de cortes de frango que será exportado à China. O Plusval é uma das 38 plantas industriais em todo o Brasil que recebeu recentemente autorização do governo chinês para exportar alimentos ao país asiático.
O deputado federal Zeca Dirceu (PT) vai participar do lacre e expedição da carga. “Há 10 dias que o governo habilitou 38 frigoríficos brasileiros, seis deles no Paraná, e neste curto espaço de tempo, a Plusval já está despachando seu primeiro carregamento, o que traduz o resultado do trabalho das viagens do presidente Lula na ampliação e abertura de novos mercados para a produção brasileira”, disse Zeca Dirceu.
O Paraná, aponta o deputado, lidera a produção de frango no Brasil, com exportações que alcançaram US$ 3,6 bilhões nessa cadeia em 2023. “Essa nova leva de habilitações pela China deve movimentar mais R$ 10 bilhões na balança comercial brasileira e o impacto no Paraná com a produção e venda de proteínas será muito significativo”, disse.
“Este trabalho soma os esforços dos empresários ao do governo do presidente Lula, através de diversos ministérios. Uma parceria bem sucedida entre o poder público e a iniciativa privada e que exemplifica o papel e a importância de uma ação política à serviço do interesse público”, completa.
Veja também