O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e o secretário da Saúde, Beto Preto, anunciam nesta quarta-feira, 4, a construção de uma nova unidade hospitalar em Nova Esperança. Na oportunidade, o governador deve falar também sobre o colégio agrícola que será instalado na cidade nos próximos meses.
O evento será às 9 horas na Casa da Cultura Professora Lourdina dos Santos Leite, no Centro de Nova Esperança.
O investimento será de R$ 18 milhões. A unidade terá 2.738 metros quadrados e contará com 38 leitos distribuídos entre enfermarias masculina, feminina, pediátrica e obstétrica. A estrutura incluirá pronto atendimento, salas de estabilização, ambulatórios, consultórios, centro cirúrgico, centro obstétrico, enfermarias gerais e de isolamento, entre outras áreas técnicas e administrativas.
O novo hospital oferecerá ainda atendimentos de média complexidade da 15ª Regional de Saúde, reduzindo a dependência de Maringá e fortalecendo a Rede Mãe Paranaense.
A estrutura física atual do Hospital Municipal de Nova Esperança é da década de 1990 e, apesar de diversas intervenções ao longo dos últimos anos anos, apresenta limitações para expansão. Com o novo hospital, será possível descentralizar atendimentos de média complexidade e reduzir deslocamentos e tempo de resposta em situações de urgência. Ele vai ajudar a reforçar a rede da 15ª Regional de Saúde.
O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), está promovendo uma ampla reestruturação na rede de saúde pública a partir de 2026 com o anúncio da construção de sete novos hospitais em diversas regiões do Estado, complementando os lançamentos já realizados em janeiro em Matinhos e Guaíra.
Além de Nova Esperança, outras unidades hospitalares ficarão em Paiçandu, Bituruna, Foz do Iguaçu, Assis Chateaubriand, Guaratuba e Cascavel. O objetivo é descentralizar o atendimento, ampliar o número de leitos e modernizar a infraestrutura hospitalar.
Veja também


