Os temporais deste final de semana trouxeram medo e caos a municípios do Paraná, principalmente na região de Maringá, o Centro-Oeste e o Vale do Ivaí.
Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), há relatos de chuvas de granizo em sete municípios. Em Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí, as pedras de granizo chegaram a pesar mais de 100 gramas. Também houve registros de granizo nas cidades de Mandaguari, Cianorte, Mandaguaçu, Entre Rios do Oeste, Planalto e Campo Mourão.
As chuvas atingiram praticamente todas as regiões, em alguns municípios com mais intensidade. Em Santa Helena, no Oeste, o acumulado chegou a 138,6 milímetros, sendo que a média histórica de chuvas em todo o mês de novembro na cidade é de 150 milímetros.
Nas redes sociais, diversos vídeos e fotos dos estragos vêm sendo compartilhados por moradores das regiões atingidas. Em Campo Mourão, por exemplo, impressiona o registro da queda de granizo, com “pedras” de grande tamanho. A impressão é de que está “nevando”, mas é apenas granizo de tamanho gigante.
Marialva
Em Marialva, que fica na região de Maringá, o distrito de São Miguel do Cambuí sofre com vendaval e chuva de granizo que caiu na noite deste sábado, 1º novembro.
A prefeita Flávia Cheroni acompanhou pessoalmente os trabalhos e lamentou os estragos causados pela força da natureza. “Nos solidarizamos com cada morador atingido. Estamos com nossas equipes em campo desde os primeiros chamados para garantir o suporte necessário, restabelecer a normalidade e acolher quem mais precisa neste momento”, afirmou.
De acordo com a Defesa Civil, as ações de vistoria e assistência seguem durante a noite e também neste domingo, com o objetivo de identificar todos os danos e priorizar os atendimentos emergenciais.
Monitoramento
A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil está monitorando a situação nos municípios e recebeu, até o início da manhã deste domingo (2), registros de enxurradas, granizo e vendavais em 16 cidades. As equipes regionais, junto com o Corpo de Bombeiros e as Defesas Civis municipais estão prestando auxílio às famílias afetadas, inclusive com a distribuição de lonas.
Também está sendo preparada ajuda humanitária para Jandaia do Sul, Pitangueiras e Barbosa Ferraz, com o envio de telhas, cestas básicas, kits dormitório e de higiene e limpeza.
Os municípios que registraram ocorrências até as 8h deste domingo foram Assis Chateaubriand, Barbosa Ferraz, Campo Mourão, Entre Rios do Oeste, Formosa do Oeste, Jandaia do Sul, Moreira Sales, Nova Aurora, Peabiru, Pitangueiras, Planalto, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rolândia, Santa Fé e São João do Ivaí.
De maneira geral, os temporais que atingiram o Paraná neste fim de semana vieram acompanhados de vendavais e chuvas de granizo em alguns municípios do Estado. As rajadas de vento chegaram a 95 km/h em Cornélio Procópio e a 91 km/h em Santo Antônio da Platina na madrugada deste domingo (20), segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), que registrou rajadas acima de 50 km/h em pelo menos 15 municípios desde o sábado (1).

Como fica o tempo
O tempo segue instável neste domingo, com a possibilidade de chuvas fortes, raios e ventos moderados a fortes durante a manhã. Ao longo do dia, a instabilidade deve se deslocar para São Paulo, mas ainda há possibilidade de chuva principalmente nas áreas mais ao norte e leste do Estado. Não deve haver muitas mudanças nos termômetros, com a temperatura variando de 15°C na região Sul até 27°C no Noroeste.
Rodovias
Devido à chuva forte na região, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) alerta sobre a necessidade da redução da velocidade, manter os faróis acesos e uma atenção redobrada.
Há registros de árvores caídas na BR 369, entre Jandaia do Sul e Bom Sucesso, e também na BR 272, entre Campo Mourão e Goioerê.

Rajadas de vento mais fortes no sábado:
Altônia: 68km/h às 18h30;
Campo Mourão: 69,1km/h às 20h30;
Cianorte: 59km/h às 20h45;
Guaíra: 55,1 km/h às 18h15;
Loanda: 50,8km/h às 22h45;
Palotina: 50,8km/h às 17h30;
Paranavaí: 50,4km/h às 21h45;
Candói: 54km/h às 16h30;
Santo Antônio da Platina: 67km/h às 22h15;
Ubiratã: 60,8 km/h às 19h30;
Umuarama: 56,9 km/h às 19h4
Rajadas de vento fortes até as 7h30 de domingo:
Cascavel: 59km/h às 2h;
Cornélio Procópio: 95,5km/h às 2h;
Distrito de Horizonte, em Palmas: 50,8km/h à 1h45;
Santo Antônio da Platina: 91km/h à 0h.
Com informações da AEN-PR








