Hackatur testa conhecimento e desafia criatividade de gestores do Turismo na Região da Amusep

hackatur

O Parque da Pedreira, em Mandaguari, é o primeiro desafio proposto pelo Hackatur Foto: PMM

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Nesta segunda-feira, 31, os secretários municipais do Turismo das 31 cidades da área de abrangência da Região Turística Encantos dos Ipês vão participar de uma experiência que vai testar o conhecimento e desafiar a criatividade deles. Pela manhã e à tarde, no Parque da Pedreira, em Mandaguari, eles vão participar do 1º Hackatur dos Gestores da Pasta.

A condução das atividades está sob a responsabilidade de uma equipe de professores do Curso de Turismo, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de Campo Mourão. Pela manhã, eles vão falar sobre o papel do gestor, dos conselhos, dos planos municipais. Do quanto é importante estar preparado para exercer os cargos.

 

Também, está prevista a apresentação de dois casos de sucesso registrados em Iretama e Campo Mourão. Os municípios desenvolveram estratégias para estimular a atividade turística, colocaram em prática e alcançaram resultados significativos. A maioria das ações baseadas na estrutura existente e na capacidade criativa dos gestores e empresários.

 

Mão na massa

O período da tarde será dedicado para os participantes colocarem “os neurônios para funcionar”. Os gestores terão a missão de pensar e desenhar projetos que tornem o Parque da Pedreira um atrativo turístico permanente e autossustentável. A proposta é medir o conhecimento dos secretários e identificar os pontos fortes e fracos da atuação deles.

Com os dados da “tarefa”, os professores vão elaborar e sugerir um treinamento para capacitar, instrumentalizar e empoderar os responsáveis pela condução das políticas públicas voltadas para o turismo na Região Encantos dos Ipês. A ideia é a de que a experiência sirva de modelo e possa ser aplicada em todo o Paraná.

 

Parceria

A realização do 1º Hackatur foi idealizada pelos representantes da Câmara Técnica do Turismo da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep); do Escritório Regional da Secretaria de Estado do Turismo (Setu), em Maringá; da Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Setentrião Paranaense (Adetur Encantos dos Ipês). Eles procuraram a coordenação do Curso de Turismo, da Unespar, que aceitou o desafio. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Mandaguari.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile