Idosos acima de 90 anos começarão a ser vacinados em todas as regiões do Paraná

Idosos acima de 90 anos começarão a ser vacinados em todas as regiões do Paraná

Foto: Agência Estadual de Notícias

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Idosos acima de 90 anos começarão a ser vacinados em todas as regiões do Paraná, seguindo recomendações do Programa Nacional de Imunização (PNI). Ao todo, serão 55.430 doses designadas a idosos desta faixa etária e 16.560 para acompanhar o procedimento de proteção aos profissionais da saúde.

O Governo do Estado concluiu ontem a distribuição de mais 71.990 doses da vacina CoronaVac/Instituto Butantan em combate ao coronavírus. Os imunizantes fazem parte do quarto lote, totalizando 147.200 doses, destinado ao Paraná neste fim de semana pelo Ministério da Saúde.

“Conseguimos avançar para a imunização de um novo grupo prioritário. Idosos que estão muito suscetíveis à doença, respondendo por boa parte das internações e óbitos no Paraná”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Contaminado pelo vírus, o secretário está internado desde quinta-feira (04) em uma das unidades do Complexo do Trabalhador, gerenciando a operação a distância. “Na sequência poderemos aplicar em idosos com mais de 80 anos, depois com mais de 70 anos e assim em diante”, afirma.

O equipamento já está com as 22 regionais que constituem o sistema público de saúde do Paraná e ficará disponível para a população a partir desta segunda-feira (08), nas 1.850 salas de vacinação dos 399 municípios paranaenses.

Intervalo de tempo

Para o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Nestor Werner Junior o medicamento precisa de duas aplicações em um intervalo estipulado pela bula entre 14 a 28 dias, a outra parte das vacinas, com 75.210 doses, seguirá disposta no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), garantido a vacinação por completo de quem receber.

“Precisamos da segunda dose para que as pessoas tenham a completitude da imunidade. Assim, logo ali na frente, poderemos enxergar a redução dos casos graves, internamentos e dos óbitos”, afirmou ele. “Mas não é o momento de relaxar. Precisamos seguir com todas as orientações sanitárias de higienização e distanciamento.”

Quarto lote

O lote foi repassado às secretarias municipais de saúde em menos de 24 horas, reforçando a rapidez na logística da Secretaria de Estado da Saúde. As doses chagaram ao Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, às 8 horas de ontem.

Em quantias absolutas, a 2ª Regional de Saúde, encarregada pela Capital e os municípios da região metropolitana, foi quem recebeu mais doses, isto é, 20.260. Dessas, 12.260 são apenas para Curitiba.

Essa é a quarta remessa de vacinas que o Paraná recebeu do Ministério da Saúde, somando 538.900 doses. Foram três grupos do imunizante feito pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, totalizando 452.400 doses, e 86.500 aplicações do material preparado pela Universidade de Oxford em união com o Laboratório AstraZeneca/Fiocruz.

A perspectiva da Sesa é que com a chegada das vacinas da China para a produção dos imunizantes no País, tanto pelo Butantan quanto pela Fiocruz, o andamento de vacinação no Paraná ganhe maior velocidade nos próximos dias.

Estimativa

A população paranaense com mais de 90 anos é estimada pelo Governo Federal em 50.889 pessoas. De acordo com o parecer do próprio Ministério da Saúde, foi visto como sobrerrisco para morte por coronavírus  comparado à faixas etárias mais adiantadas, chegando a 8,5 para hospitalização e 18,3 para óbito entre os idosos com 90 anos ou mais.

Ainda com esse quarto lote de imunizantes o Estado deseja equilibrar a imunização dos trabalhadores da Saúde, destacando a preferência para aqueles profissionais que estão na linha de frente do combate ao vírus.

A Sesa fortalece a orientação para que os gestores municipais acelerem o método  de aplicação das doses dentro dos grupos definidos, utilizando as 1.850 salas de vacinas divididas em todos os municípios paranaenses, e para que não deixem vacinas estocadas.

Balanço

Conforme  o último boletim de vacinação, publicado pela Secretaria da Saúde no último sábado (06), o Estado imunizou 198.310 pessoas em combate ao coronavírus. O número revela que 83% do total de 238.871 das primeiras doses destinadas as cidades foram aplicadas.

O balanço é preliminar e foi divulgado pela Secretaria estadual da Saúde a partir de uma pesquisa interna feita com as regionais e os respectivos municípios. Em razão disso, pode ter distinção entre algumas quantias de um dia para o outro, visto que as cidades aplicam as doses, registram e fazem ajustes dos registros.

A estimativa é que nos próximos dias o sistema integrado do Ministério da Saúde, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), opere sem erros para divulgação de informações.

Veja a quantidade de doses que cada regional de saúde vai receber na distribuição deste quarto lote de imunizantes contra o coronavírus:

1ª RS – Paranaguá – 1.430 doses

2ª RS – Metropolitana – 20.260 doses

3ª RS – Ponta Grossa – 3.610 doses

4ª RS – Irati – 920 doses

5ª RS – Guarapuava – 2.300 doses

6ª RS – União da Vitória – 980 doses

7ª RS – Pato Branco – 1.610 doses

8ª RS – Francisco Beltrão – 2.170 doses

9ª RS – Foz do Iguaçu – 2.360 doses

10ª RS – Cascavel – 3.750 doses

11ª RS – Campo Mourão – 2.460 doses

12ª RS – Umuarama – 2.320 doses

13ª RS – Cianorte – 1.110 doses

14ª RS – Paranavaí – 2.140 doses

15ª RS – Maringá – 5.660 doses

16ª RS – Apucarana – 2.570 doses

17ª RS – Londrina – 7.590 doses

18ª RS – Cornélio Procópio – 1.820 doses

19ª RS – Jacarezinho – 1.900 doses

20ª RS – Toledo – 2.760 doses

21ª RS – Telêmaco Borba – 890 doses

22ª RS – Ivaiporã – 1.380 doses.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile