A Assistência Social de Iguaraçu vai promover um concurso de desenho contra o trabalho infantil e ao cyberbullying a partir da primeira semana do próximo mês. A ideia da competição surgiu devido a necessidade de realizar uma atividade para relembrar sobre o dia mundial em combate ao trabalho infantil, instituído em 12 de junho.
O concurso contará com a participação de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) divididos em três categorias: de 6 a 9 anos, 10 a 13; 14 a 17.
Para a confecção dos cartazes os alunos vão receber uma cartilha informativa que servirá de apoio para a realização da atividade, além do material de papelaria, como cartolina, canetinhas, lápis de cor, régua, lápis, borracha, tesoura, cola. Também será encaminhado um kit de alimentação para as famílias.
Os participantes terão o prazo de 15 dias para a criação dos desenhos. Após o término do concurso os alunos terão os cartazes expostos em um evento planejado com as famílias do grupo do CRAS, idosos, crianças e adolescentes do SCFC a ser feito na última semana de junho, seguindo todos os protocolos de segurança em prevenção a covid-19. Haverá premiação de um cartaz para cada categoria. O primeiro lugar ganhará uma bicicleta, já o segundo e o terceiro colocado, um tablet para cada.
De acordo com a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Vânia Paula de Souza, o concurso ocorrerá porque foi recebido um recurso de uma deliberação do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente no valor de R$ 30.000 para destinar em trabalhos. “Como nós temos o prazo de 12 meses para executar, essa vai ser uma das atividades dessa deliberação”, diz. Ela revela que até o final do ano o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) também almeja realizar outra atividade sobre os mesmos temas para todos as crianças e adolescentes do município.