A Escola Municipal de Iguaraçu está realizando o projeto SuperAutor com os alunos dos 4º e 5º anos. O projeto consiste na produção de um livro, onde existem seis páginas disponíveis para escrever e seis para fazer ilustrações, além da capa e da biografia da criança.
A ideia do projeto surgiu a partir da diretora Miriam Ester Ripoli dos Reis, que conheceu a proposta pela internet, se interessou e foi conversar com a equipe pedagógica da escola e professores. “Eles também gostaram. O SuperAutor tem um portal onde cadastramos nossas turmas e professores. Depois, foi feita uma reunião no meet e demos início em setembro”, diz.
Miriam relata como é o passo a passo do projeto. “Eles escrevem e reescrevem a história. É muito aprendizado para a criança. Eles aprendem a estrutura textual, pontuação, coerência, coesão, textura, conhecem o livro, ficam sabendo o que é uma biografia, tiramos fotos dos alunos para inserir, além de uma frase que vai em uma página. Depois vem a parte de arte, que são as ilustrações. Já estamos digitando as histórias e enviando aos poucos para o portal.”
Além disso, a missão do projeto é a de transformar a vida de milhões de crianças por meio da valorização da leitura, criatividade e da experiência. Outra intenção também é a de despertar o autor que existe em cada aluno.
A diretora Miriam revela quais as expectativas para o projeto. “Espero que nossos alunos gostem de ler, aprendam vários tipos de textos, melhorem a ortografia e estrutura textual, além de poder despertar também o desejo de ser um autor no futuro. É um projeto muito rico. No ano que vem pretendemos trabalhar com todas as turmas, do 1º ao 5º ano.”
No final do ano, o livro de cada aluno vem pronto e os pais podem comprar, porém, não é obrigatório. O projeto termina com uma noite de autógrafos.