Uma atitude que ajuda a mudar o mundo, esse é o lema do vigilante e artesão Vanderley Santos Goulart, 46, que reside em Iguaraçu e se aventura nas horas vagas em criar peças de decoração de jardim e brinquedos feitos com pneus há aproximadamente cinco anos. Ele teve essa ideia quando o irmão e uma moradora da cidade iam descartar pneus. Foi aí que percebeu que poderia transforma-los em um puff trançado com cordas. “A partir desse momento começou me surgir interesse de fazer mais peças. Comecei fazer vasos de flores. Fui pesquisando e inventando”, diz.
Goulart alega que foi pegando gosto pelo destino do material que estava sendo transformado em arte, iniciando a fabricação de carrinhos, tratores e helicóptero para as crianças. O artesão também vai em busca de madeiras em obras para serem recicladas e convertidas em adegas. Além disso, produz lixeiras para o município.
Dentre as inúmeras peças que já criou, existe uma que mais tem apreço. um helicóptero em homenagem ao Samu, pois o filho é socorrista. Com o tempo, o restaurou e transformou em um da polícia militar, todo preto e camuflado. “Foi um trabalho que me dediquei bastante, me encantei. Era o meu ponto de referência da minha residência, ele ficava em cima do meu muro. Infelizmente acabei vendendo.”
Quando está trabalhando na oficina, conta com uma ajuda para lá de especial, a filha Valentina, de 4 anos, que sempre está acompanhando o passo a passo de cada peça, opinando sobre a finalização.
O artesão já participou de um evento de carros antigos na cidade, onde expôs algumas das peças. Ele sonha com o dia de poder viver da própria arte. Um dos projetos que tem para o futuro é criar um helicóptero grande, com pneus de trator, também algo que lembre e fique semelhante a um tanque de guerra, para homenagear as forças armadas.
Vanderley Goulart, um homem que parece se encantar por uma missão, vivendo como se fosse num mundo de conto de fadas, produzindo brinquedos e artesanatos. Ele se alegra e se renova todos os dias com os elogios da arte que desenvolve, vislumbrando sorrisos e trazendo um mundo encantado às crianças, capaz de transformar o que seria tudo jogado no lixo aos olhos da maioria, em belas decorações e diversões.