Música e literatura fazem parte da rotina

Jorge Fernando dos Santos, 34, mais conhecido como Jorge Barboza, tem quatro canções autorais além de livros de contos e poesia concreta registrados na biblioteca nacional ainda não publicados

Música e literatura fazem parte da rotina

Foto: Arquivo Pessoal

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A música faz parte da vida de todo adolescente. No caso de Jorge Fernando dos Santos, mais conhecido como Jorge Barboza, 34, morador de Iguaraçu, não é diferente. Quando era adolescente, despertou o interesse pela música. Com um pequeno teclado, tirava algumas melodias de ouvido. Após algum tempo, aprendeu a tocar violão, sempre de maneira autodidata. Aos 15, começou a compor, e aos 20 a tocar na noite em casamentos, aniversários e eventos em geral. Desde 2007 trabalha com o ensino de música em centros culturais, oficinas pelas secretarias de assistência social e também da educação.

Foi aí que percebeu que precisava se especializar no violão e foi fazer o curso técnico de violão clássico na Escola de Música da Universidade Estadual de Maringá (EMU) em 2012.

Em 2013, foi criou o duo “Os Canoeiros”, junto com o amigo engenheiro agrônomo Ricardo Silva, onde realizaram apresentações de MPB na região, e também na Ilha do Mel anualmente, em uma formação maior com o apoio de dois amigos.

Em 2016, iniciou o projeto Calendário-Canção no Youtube, postando por um ano diariamente as músicas autorais de forma simples, no violão e voz em diversos cenários.

Após um ano, iniciou um projeto de ensino de Técnica Instrumental nas igrejas de Iguaraçu e Ângulo, com aulas de teclado e violão, juntamente com um curso de técnica vocal com outra professora. O projeto de teclado e violão permanece até hoje na paróquia de Ângulo.

Com a expansão dos projetos que fazia, surgiu a Escola de Música Sol e Lua, na cidade de Ângulo, junto com a namorada Larissa Bossi, que atende alunos nos cursos de violão, teclado, flauta e musicalização infantil.

Barboza tem quatro músicas autorais religiosas, gravadas em 2018 no álbum “Nação Amada”, da cantora Icleya Adoradora. A gravação do primeiro álbum seria no ano passado, que foi interrompida pela pandemia do novo coronavírus.

Além de professor de música, ele também se aventura na literatura, tem registrado na biblioteca nacional livros de contos e poesia concreta, que ainda não foram publicados.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile