167.300 doses de imunizantes em combate a covid-19 serão enviadas para o Paraná, segundo o Ministério da Saúde, que confirmou na noite da última terça-feira (23) ao Governo do Estado. Serão 102.500 da Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca e a Fiocruz e 64.800 da CovonaVac, feitas pela Sinovac em sociedade com o Instituto Butantan.
A remessa da AstraZeneca/Fiocruz foi prevista para chegar hoje, por volta das 10h, no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). Ainda não foi confirmada a data da entrega do lote da CoronaVac.
As doses da AstraZeneca/Fiocruz fazem parte da remessa de 2 milhões da Índia que chegou ao Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). As vacinas passaram por verificação de temperatura e integridade, além de receberem etiquetas com dados em português, sem contar do protocolo de controle de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fiocruz.
Tática
A importação dessas doses prontas é uma tática paralela do governo federal à produção de vacinas com base na chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). Mais 8 milhões de doses estão previstas pelo pacto da Fiocruz com a AstraZeneca e o Instituto Serum (Índia), mas ainda não existe dia correto para o recebimento. No mês passado, a Fiocruz recebeu 2 milhões de doses do imunizante.
As 64.800 doses da CovonaVac fazem parte de um lote de 1,2 milhão dado pelo Instituto Butantan ontem ao Ministério da Saúde. Até o próximo domingo (28) há a perspectiva de entrega de 3,9 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), para distribuição com os estados. Essas vacinas já estão sendo desenvolvidas diante do IFA enviado pelo laboratório chinês.
Somatória
O Paraná recebeu até agora 538.900 doses de vacinas em combate a covid-19. Da Coronavac/Instituto Butantan foram 265.600 no 1º lote, 39.600 no 2º lote e 147.200 no 3º lote, além de mais 86.500 doses da Universidade de Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. Com as novas remessas, serão 706.200 doses entregues ao Estado desde o início da imunização. O Paraná alcançou ontem 286.837 pessoas imunizadas.
Essas novas doses continuarão a ser aplicadas nos públicos preferenciais, conforme o Plano Estadual de imunização contra o coronavírus. Ele segue a mesma linha do PNI, isto é, nesta primeira fase da vacinação continuarão a ser imunizados profissionais da saúde que atuam na linha de frente de atendimento aos doentes e idosos com mais de 80 anos.
Previsão
A previsão do Paraná é de imunizar aproximadamente 4 milhões de pessoas até maio de 2021, seguindo a ordem por grupos prioritários. A vacinação ocorrerá segundo o recebimento das vacinas, de maneira gradual e escalonada. Também fazem parte dos grupos preferenciais, trabalhadores das forças de segurança, da educação, do transporte coletivo, portuários, caminhoneiros e idosos com mais de 60 anos.
O Paraná tem 1.850 salas de vacinação nas 399 cidades. A quantia de lugares varia em cada município conforme o tamanho da população. Os municípios são encarregados pela administração dos profissionais para aplicação das doses do imunizante.