A invasão de escorpiões no cemitério foi percebida no domingo e nesta segunda-feira, 18 e 19, após um temporal que alagou a área, cobrindo sepulturas e com enxurradas removendo terras. Milhares de escorpiões amarelos deixaram seus esconderijos no Cemitério Central de Paranavaí e passaram a circular por todo o terreno, preocupando tanto quem precisa ir ao cemitério quanto as famílias que moram nas proximidades e temem que suas casas sejam invadidas pelo animal peçonhento, que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças.
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde ainda não tem uma explicação para a presença de tantos escorpiões no cemitério e como essa população não foi descoberta antes.
A prefeitura de Paranavaí, por meio da Secretaria da Saúde, informou nesta segunda-feira que já está realizando um trabalho de busca ativa no local.
Veja vídeo feito por populares postado no Portal da Cidade
Além da captura dos escorpiões, a prefeitura deverá realizar a limpeza do cemitério a fim de evitar a presença de insetos que sirvam como alimentos para os escorpiões, que se proliferam com facilidade nesta época do ano em que encontram condições propícias para o crescimento da população, como umidade e calor.
Também deverá ser intensificada a orientação à população de Paranavaí para adotar precauções, como manter a limpeza do ambiente, evitar o acúmulo de entulhos, vedar frestas e buracos – pois o escorpião utiliza estes locais como abrigo – e usar calçados ao caminhar.
O escorpião amarelo, ou Tityus serrulatus, é comum em regiões urbanas, especialmente onde há acúmulo de lixo e condições propícias para a reprodução, sendo encontrados frequentemente em locais como terrenos baldios, construções abandonadas, ambientes com pouca higiene e cemitérios.
.
“O cemitério é o ambiente propício para a propagação dos escorpiões. Eles são animais peçonhentos, predadores naturais das baratas, de hábitos noturnos, que saem de seus abrigos apenas para caçar alimento. Os escorpiões só aparecem durante o dia em casos atípicos, como esse das fortes chuvas do domingo. Mesmo assim, já estamos trabalhando junto com as equipes de Infraestrutura do município para minimizar os problemas com esses animais peçonhentos no cemitério”, explica o diretor da Vigilância em Saúde, Natan Tobias.
Como saber se é o escorpião amarelo
O escorpião amarelo tem características específicas como as pernas e a cauda na cor amarelo clara e o tronco em tom mais escuro. Pode medir até sete centímetros de comprimento e é a espécie que representa maior risco devido ao potencial de envenenamento. A reprodução desse animal é fácil e ocorre por partenogênese, ou seja, a fêmea não necessita da presença do macho para se reproduzir, gerando cerca de 20 filhotes por ciclo reprodutivo.
O escorpião amarelo possui hábito noturno, mantendo-se abrigado durante o dia e saindo à noite para caçar insetos, principalmente baratas.
Medidas de prevenção
• Revisar roupas e calçados antes de vestir
• Utilizar luvas ao manusear quintais e jardins
• Os escorpiões também se abrigam no sistema de esgoto, por isso é importante utilizar telas em ralos do banheiro, pias e tanques
• Manter afastados das paredes, com no mínimo, 20 centímetros, os berços e as camas, pois o escorpião possui capacidade de subir materiais como madeira e paredes rugosas
• Evitar que cortinas, mosquiteiros e roupas de cama encostem no chão, pois os escorpiões podem subir por estes locais
• Acondicionar o lixo doméstico em sacos plásticos e mantê-lo em locais fechados, com tampa
• Combater a infestação de insetos
• Preservar lagartos, sapos e gambás, porque eles são predadores naturais dos escorpiões