O Governo do Paraná vai investir 450 milhões em infraestrutura escolar este ano. Os recursos reservados irão garantir a realização de obras e a oferta das atividades de alimentação e transporte escolar. A quantia ainda ajudará no repasse de recursos descentralizados para as escolas na admissão de serviços e compra de materiais. Também é esperada a entrega de mobiliários e equipamentos.
O Instituto colocará em prática diversas ações para este ano. ‘‘Temos o compromisso de contribuir com a melhoria da qualidade da educação paranaense. E isto é feito também com ações de infraestrutura. E trabalhamos para realizar mais de 400 projetos de engenharia, oferecer alimentação e transporte para os alunos paranaenses’’, afirma o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), Alessandro Oliveira.
Planos
Para este ano, a Fundepar prevê o projeto e a contratação de mais de 400 obras com investimento de 200 milhões. No decorrer de 2021 serão feitas 68 obras que já foram combinadas no ano passado, em 47 cidades, com valores que excedem 41,3 milhões, sem contar que serão fortificados sistemas para comando de informações, projetos, orçamento e documentações de obras.
No Estado há 415 salas de aulas de madeira em 145 escolas estaduais, em 81 municípios de 28 regionais de ensino. Todas elas serão trocadas por novos modelos que vão ofertar mais segurança, conforto, acessibilidade, com melhores iluminações e ventilação.
No primeiro semestre deste ano, mais de 50 milhões serão investidos na aquisição de itens alimentícios comuns. De acordo com o Programa de Alimentação Escolar (PNAE), o repasse será de aproximadamente 75 milhões para a contratação de agricultores familiares.
Programas
O Mais Merenda será retomado em 2021. Cerca de 67 mil estudantes foram favorecidos com o projeto-piloto que estava sendo feito em 210 escolas dos Núcleos Regionais de Educação de Irati, Ivaiporã, Laranjeiras do Sul e Pitanga, além da cidade de Turvo, e que foi interrompido por causa da suspensão das aulas devido a pandemia. O projeto acompanha o retorno gradativo das aulas na rede estadual de ensino.
Serão concedidos mais de 15,5 mil unidades de mobiliário para as escolas estaduais. O investimento excede 12,7 milhões e os contratos já foram assinados pelas empresas. São 7.730 equipamentos em inox para cozinha, desde estantes, balcões e carrinhos de apoio, no valor acima de R$ 7 milhões. Outros 2.700 conjuntos escolares para alunos e professores, ou seja, mais de R$ milhão e 5.100 conjuntos de refeitório, mais de 4 milhões, também foram comprados.
Investimentos
Até o primeiro semestre deste ano serão investidos mais de 75 milhões para a renovação da frota escolar, consequência da parceria do Governo do Estado com a bancada federal do Paraná. A estimativa é para que seja entregue 168 novos ônibus. 45 ônibus já foram destinados para comunidades rurais e ribeirinhas, visto que serão 39 cidades atendidas com os veículos em diversas regiões do Estado.
A Fundepar é encarregada pelo Fundo Rotativo, que repassa recursos financeiros diretamente às escolas e traz rapidez no momento de fazer pequenos consertos na infraestrutura ou na hora de fazer compras de materiais de expediente, limpeza ou pedagógicos.
A execução dos recursos é feita por intermédio da aprovação e acompanhamento da comunidade escolar. Para receber o dinheiro, as escolas necessitam estar com as prestações de conta em dia.
As atividades do Mãos Amigas, que usa mãos de obra de detentos para manutenção de prédios escolares, serão ampliadas para as cidades de Cascavel e Cruzeiro do Oeste. Desde o início do programa em 2012, foram 563 instituições de ensino atendidas, com economia gerada em torno de 9 milhões.