Contribuinte pode pagar IPVA por meio do PIX em qualquer banco no Paraná

tabela ipva 2021

Foto: Divulgação

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O cronograma de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) inicia no dia 17 de janeiro e, neste ano, o contribuinte poderá pagar a guia por meio do PIX ou no banco de sua preferência, até mesmo os digitais mediante um QR FCode. Anteriormente, só era possível pagar um boleto com código de barras, apenas no Banco do Brasil.

A nova possibilidade tem como intuito facilitar a vida dos contribuintes, que enfrentaram algumas dificuldades para fazer a transação, especialmente no decorrer da pandemia.

O pagamento pode ser realizado de dois modos: à vista com desconto de 3%, ou parcelado em 5 vezes sem juros, emitindo a guia com vencimentos em janeiro, fevereiro, março, abril e maio. Para veículos adquiridos em anos anteriores a 2022, a cobrança começa em janeiro, e a alíquota é de 3,5% ou 1% do valor do veículo.

Para efetuar o pagamento na nova modalidade, basta o contribuinte abrir o aplicativo do banco, escolher a opção em que é permitido pagar um débito com PIX e apontar a câmera do celular para o QR Code, que estará no canto superior direito do documento.

Desde 2020, os contribuintes não recebem mais o boleto em casa para pagar o IPVA, nem qualquer outra espécie de correspondência. Para emitir a guia, é necessário acessar esse SITE (oficial da Secretaria de Estado da Fazenda). Será preciso inserir o número do Renavam, que inclui no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). A emissão já está à disposição desde o dia 4 de janeiro, pelo Portal do IPVA.

Com o número do Renavam, também é possível pagar o imposto diretamente nos caixas ou canais de atendimento de sete bancos credenciados: Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi, Banco Rendimento e Bancoop.

Pela página da Secretaria de Estado da Fazenda o contribuinte também tem acesso a outros serviços do IPVA, como por exemplo, pedidos de isenção e imunidade, regularização de débitos e revisão do valor venal, além de receber atendimentos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão.

Ainda neste ano, também será permitido pagar a guia pelo cartão de crédito. A nova espécie está passando por reparos finais e, em pouco tempo, estará disponível. Essa é mais uma novidade dentro da política de modernização do IPVA no Paraná, que englobou a ampliação no parcelamento para cinco vezes; até o ano passado, o parcelamento máximo era de três meses.

O Estado designa 50% do valor arrecadado com o IPVA para a cidade de emplacamento do veículo. A arrecadação é usada para custear investimentos públicos como educação, saúde, segurança e transporte. A quitação do IPVA também é condição obrigatória para emissão do certificado de licenciamento de veículo pelo Detran/PR.

PRAZO DE PAGAMENTO

À VISTA (com bonificação de 3%)

FINAL DE PLACA / VENCIMENTO:

1 e 2 / 17/01

3 e 4 / 18/01

5 e 6 / 19/01

7 e 8 / 20/01

9 e 0 / 21/01

PARCELADO (sem bonificação)

FINAL DE PLACA / VENCIMENTO

1 e 2 / 17/01 – 17/02 – 17/03 – 18/04 – 17/05

3 e 4 / 18/01 – 18/02 – 18/03 – 19/04 – 18/05

5 e 6 / 19/01 – 21/02 – 21/03 – 20/04 – 19/05

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile