Depois do sucesso nos primeiros dias dos Jogos de Aventura e Natureza etapa Corredores das Águas, no final da sermana passada com atividades em Maringá, Marialva, Marilena, Nova Londrina, Terra Rica, Paranavaí, Porto Rico e São Pedro do Paraná, todos no noroeste do Paraná, o evento chega ao final neste final de semana. Ao todo, a etapa, que começou no sábado, 23, segue até este domingo, 1º de outubro, contempla 47 diferentes ações.
Os JANs Corredores das Águas começaram com o Festival da Família, ação que reuniu atividades lúdicas, aulas de dança e ritmo, prática esportiva, concurso para pets, apresentações culturais e até passeio de balão na Praça da Catedral, em Maringá. Houve oficinas e apresentações de ginástica, kung fu, tirolesa, gincanas e desfiles.
Os Jogos Indígenas do Paraná, realizados no camppus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que celebram a cultura e os esportes desta população, foram outro destaque. Atletas indígenas praticaram arco e flecha, cabo de força, jogo de malha, atletismo, corrida com tora, futebol, arremesso de lança, luta corporal, natação e peteca. Além disso, fizeram apresentações culturais, pintura corporal e expuseram artesanatos.
No domingo (24) uma das atrações foi a terceira etapa do estadual de Skate Street nas categorias mirim feminino, amador feminino, mirim masculino, iniciante e amador. Foram disputadas as semifinais da categoria amador masculino, que contou com 75 atletas, e as finais da categoria iniciante masculino, amador feminino e masculino.
Desde segunda-feira, 25, Maringá abriga o Punhobol nas Escolas, esporte coletivo semelhante ao voleibol, com a diferença de ser jogado em um campo de grama. Durante a semana foram realizadas oficinas gratuitas nas escolas públicas. Ao todo, mais de mil crianças participaram.
Em Porto Rico e em São Pedro do Paraná houve revoada de balões coloridos, evento que encantou as comunidades e foi complementado com palestras de balonismo. A ideia é conectar as pessoas com a natureza e estimular o aprendizado sobre a atividade.
JOGOS – Criados pelo Governo do Estado, em 2019, os Jogos de Aventura e Natureza (JAN) são coordenados pela Secretaria do Esporte, com o apoio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Secretaria de Cultura, prefeituras e federações esportivas de cada modalidade.
Em 2023 já foram realizadas a etapa Norte, em Londrina, Arapongas, Alvorada do Sul, Primeiro de Maio e Sertanópolis, e o Festival de Inverno, no Litoral do Estado. Os JANs ainda chegarão a Angra Doce.
“Os JANs unem a prática esportiva e turismo. As atividades acontecem em cenários paranaenses que chamam atenção pela beleza da natureza. O objetivo é incentivar o esporte e fomentar a economia regional, além de levar lazer à população”, afirma o secretário estadual de Esporte, Helio Wirbiski.
O que os Jogos de Aventura e Natureza têm no final de semana:
Terra Rica
30/09 – Wheeling
30/09 e 1º/10 – Voo Livre
1º/10 – Beach Tennis
São Pedro do Paraná
30/09 e 1º/10 – Standup Paddle
1º/10 – Águas Abertas
Paranavaí
29/09 a 1º/10 – Beach Tennis
30/09 e 1º/10 – Handebol de Areia
Marialva
30/09 e 1º/10 – Encontro de veteranos do motocross
Maringá
1º/10 – BMX Freestyle
30/09 e 1º/10 – Mano a Mano X1
30/09 e 1º/10 – Teqball