Jotabê Medeiros lança “A Culpa é do Lou Reed” na abertura do Paraíso do Rock

Escritor e jornalista Jotabê Medeiros lança livro em Paraíso do Norte

Jotabê Medeiros está se especializando biografias de grandes artistas da música Foto: TV Brasil/Reprodução

Nem tudo é rock no Paraíso do Rock. O evento musical que começa nesta quinta-feira, 16, no CTG São Jorge, de Paraíso do Norte, e prossegue até sábado, 18, terá também literatura, com o jornalista e escritor Jotabê Medeiros fazendo o lançamento do livro “A Culpa é do Lou Reed” e o pré lançamento de uma biografia de Luiz Gonzaga.

A escolha de Paraíso do Norte para o lançamento deve-se à ligação que o escritor tem com a cidade. Foi ele que, como um dos editores do Caderno de Cultura do jornal O Estado de São Paulo, o Estadão, deu fama nacional ao Paraíso do Rock, um evento voltado para um tipo de cultura musical totalmente contrário ao sertanejo universitário que tomou conta do Paraná, principalmente do noroeste do Estado.

Minha Página AMP

Embora tenha feito carreira em grandes órgãos da imprensa brasileira, como os jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, além da revista Veja, Medeiros tem tudo a ver com o noroeste do Paraná. Nascido na Paraíba, ele chegou ainda criança a Cianorte, onde cresceu e onde seus familiares residem até hoje, e cursou Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Trabalhando sempre na área da Cultura, o jornalista teve contato com alguns dos mais importantes artistas do mundo da música, tanto brasileiros quanto de outros países. Este caminho o levou a escrever biografias de grandes nomes da música brasileira. Seus principais lançamentos nesta área são “Roberto Carlos: Por Isso Essa Voz Tamanha”, “Belchior: Apenas um Rapaz Latino Americano” e “Raul Seixas: Não Diga que a Canção Está Perdida”.

“A Culpa é do Lou Reed” está no mercado desde o ano passado, mas apesar do título, o autor de “Walk on de Wild Side” não é o protagonista do livro. Segundo Jotabê Medeiros, o título é mais uma homenagem ao revolucionário compositor. “Eu acredito que o Lou Reed é, para a história da música moderna, um dos personagens mais importantes. Ele é, não só com a banda dele, o Velvet Underground, mas também como um cara que aproximou as estratégias da cultura de massas, de um certo refinamento da música de vanguarda também, e também tem uma atitude dele, uma postura muito relevante, de anticomercial, de independência absoluta. É um dos caras mais influentes da história do rock”.

O evento com Jotabê Medeiros será às 19 horas na Casa da Cultura. Depois disso,m o rock toma conta da cidade.

 

Veja também

Sair da versão mobile