K9 da Polícia Penal encanta estudantes de escola municipal de Paiçandu na festa do Dia das Crianças

K9 da Polícia Penal vão a escola de Paiçandu no dia das Crianças

A visita à escola foi para que as crianças concecessem o trabalho, docilidade e obediência dos cães da unidade K9 da Polícia Penal Foto: PP

Com a participação dos cães da Unidade K9, a Polícia Penal do Paraná (PPPR) promoveu uma ação social na tarde desta quarta-feira, 9, em comemoração ao Dia das Crianças, na Escola Municipal Cátia Gisela Beraldo Todon, em Paiçandu, cidade que faz limite com Maringá justamente no local onde estão a Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), Colônia Penal Industrial (CPIM) e Casa de Custódia. O evento contou com uma apresentação dos cães, que envolveu os alunos da instituição em uma experiência interativa e educativa.

Durante a apresentação, os cães da unidade K9 demonstraram habilidades em obediência e técnicas de disciplina. A ação faz parte das iniciativas do Serviço de Operações Especiais (SOE) de Maringá, para aproximar a comunidade das atividades da PPPR, além de oferecer às crianças um momento lúdico e instrutivo.

“É essencial que a Polícia Penal participe de eventos como este, pois eles promovem uma interação com a comunidade e ajudam a estreitar os laços. Quando realizamos ações como essa nas escolas, mostramos um pouco do nosso trabalho e ressaltamos a relevância da Polícia Penal e desses animais que atuam em prol da segurança pública”, afirmou o coordenador da Regional Administrativa da PPPR em Maringá, Júlio César Vicente Franco.

 

K9 é essencial no trabalho da Polícia Penal

Além de assistir às demonstrações, as crianças também puderam entender de perto o trabalho realizado pela equipe K9 e ainda interagir com os cães policiais Glock e Hassan, da raça Pastor Belga, e seus treinadores, Wesley de Souza Mattos e Marcos Aurélio Simplício. Também participaram da ação mais sete policiais penais.

“A unidade K9 é essencial no trabalho policial, para localização de entorpecentes, pessoas desaparecidas e apreensão de celulares, que são proibidos nas unidades penais e cadeias por representarem uma grave ameaça à segurança”, ressaltou o  chefe do SOE, César Augusto Pessoa.

“Foi incrível ver a alegria e o entusiasmo das crianças. Elas puderam participar de atividades com os cães, o que não só traz diversão, mas também conscientiza sobre a importância do trabalho que realizamos com esses animais”, destacou o policial Wesley de Souza Mattos, um dos integrantes da equipe do SOE, responsável pela apresentação.

As crianças tiveram oportunidade de verem como são dóceis e obedientes os cães da unidade K9 da Polícia Penal Foto: PP do Paraná

 

Para o diretor da escola, Gleison Braz, a iniciativa trouxe benefícios importantes ao ambiente escolar. “Essa ação é fundamental, não só pelo momento de diversão e interação que proporciona às crianças, mas também pela possibilidade de transmitir valores como respeito, disciplina e a importância da segurança pública de forma acessível”, afirmou. Segundo ele, as crianças ficaram fascinadas e puderam aprender sobre o papel dos cães na segurança pública de maneira leve e empolgante.

No fim da apresentação, os policiais distribuíram doces para os alunos. O evento faz parte das celebrações do Dia das Crianças na escola, que ao longo da semana oferece diversas atividades para os alunos, como brincadeiras, oficinas de arte e cultura, além de visitas, como a do SOE.

 

 

Veja também

Sair da versão mobile