Será lançado na próxima segunda-feira, 16 de junho, às 13h30, o livro “Estradas rurais: desafios e propostas na conservação do solo e da biodiversidade”. O evento ocorrerá na sede da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (COMCAM). A data escolhida antecede o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca.
A publicação é o resultado de uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em resposta a uma demanda real de agricultores e gestores municipais da região de Campo Mourão, que enfrentam problemas relacionados à falta de manutenção das estradas rurais, com impactos ambientais e sociais significativos.
Durante a disciplina “Ecologia da Paisagem: modelos, padrões e processos”, o professor Edivando Vitor do Couto propôs aos discentes o desafio de elaborar um manual acessível que dialogasse com a realidade dos municípios da comarca do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (GAEMA) do Ministério Público do Paraná. A proposta surgiu de uma parceria entre o professor e a promotora de justiça Rosana Araújo de Sá Ribeiro, que já vinham discutindo esses problemas regionais.
Com base em entrevistas com gestores públicos de 11 municípios, os estudantes analisaram dados, exemplos locais e traduziram o conhecimento técnico para uma linguagem acessível. O material, de caráter didático e prático, contou ainda com contribuições de pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal Do Paraná (UFPR), da Aliança Tropical de Pesquisa da Água (TWRA) e da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem).
O manual tem como objetivo sensibilizar a população, o poder público e os produtores rurais para a adoção de práticas sustentáveis nas estradas rurais. A obra destaca a importância dessas vias e os problemas causados pela falta de planejamento e manutenção, como erosão, fragmentação de habitat, invasão de faixa de domínio e impactos em corpos d’água. Além disso, o livro oferece orientações para a conservação ambiental, promovendo a sustentabilidade agrícola e o bem-estar das comunidades.

O reitor Leandro Vanalli comenta: “A obra contribui para todos que dependem do meio rural, oferecendo orientações práticas e baseadas em evidências para a conservação ambiental no contexto rural. Ao promover o bem-estar das comunidades, este livro se torna uma ferramenta indispensável para gestores, técnicos, estudantes e, principalmente, para os próprios agricultores. Desta forma, ao apoiar a criação dessa obra, a universidade cumpre seu papel social e acadêmico, traduzindo o conhecimento em ações concretas que beneficiam a todos. Que este livro sirva de inspiração para novas pesquisas e para a construção de um futuro rural mais próspero e ecologicamente equilibrado”.
Os autores são Beatriz Contieri, Maria Salete Arita, Matheus Scoarize, Alessandra Silva, Gabriela Hein, Matheus Buzo, Natalia Garcia, Taís Siqueira, Yara Moretto e Edivando Couto.
Para quem não puder comparecer ao lançamento presencial, o livro está disponível gratuitamente em formato digital no site da Livraria Eduem.
Veja também