Agricultores familiares de Mandaguaçu recebem plantadeira para uso compartilhado

O equipamento foi uma escolha dos próprios produtores para que possam agilizar o plantio das próximas safras

WhatsApp Image 2021 04 09 at 11.12.32

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Agricultores familiares da Microbacia Atlantic, de Mandaguaçu, receberam quinta-feira uma pantadeira/adubadeira do Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias, que vai atender a todo o grupo nos próximos plantios de grãos.

A entrega foi feita pelo prefeito Maurício Aparecido da Silva, o Professor Índio (PSB), e o diretor do Núcleo Regional de Maringá da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Jucival Pereira de Sá, em uma solenidade rápida e com medidas restritivas para a proteção contra a covid-19. Participaram o presidente da Câmara Municipal Fabrício Cesar Martelozzi (PSL) representando os demais vereadores, o vice-prefeito Gilmar Cadamuro (PDT), técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná), secretários municipais e agricultores familiares.

O prefeito Índio explicou que a plantadeira/adubadeira é uma escolha dos próprios produtores, que se reúnem para definir que necessidades esperam ser atendidas pelo Programa de Microbacias. Segundo ele, alguns pedem recuperação de estradas, outros preferem calcário para a correção do solo, outros querem recuperação de minas e há os que precisam equipamentos específicos, como foi o caso da plantadeira.

Todas as solicitações da Microbacia Atlantic foram atendidos nos últimos anos e a plantadeira somente foi entregue agora porque demandou tempo para sua fabricação sob encomenda, já que o trabalho do vencedor da licitação foi prejudicado pela pandemia da covid-19.

O representante da Secretaria da Agricultura, Jucival de Sá, esclareceu o Programa de Microbacias é desenvolvido pelo governo estadual por meio da Secretaria da Agricultura, com parceria da prefeitura e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), nascido da união da Emater e Iapar. Os recursos vêm de financiamento do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD-Banco Mundial).

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile