Em sessão de quatro horas de duração em Mandaguaçu, a Câmara suspende vereadora por quebra do decoro parlamentar ao agredir um jardineiro no Parque Lagoa Dourada. Karina de Fátima Grossi (PTB), que foi destaque em todo o Brasil ao aparecer nas redes sociais e programas de TV agredindo um colega de partido durante uma live transmitida pelo Facebook, foi punida com suspensão do cargo por 21 dias, mas seus problemas poderão ser muito maiores, já que o caso corre também na Justiça comum.
A suspensão foi decidida pela Câmara ao votar o relatório da Comissão de Ética que analisou a denúncia feita pelo jardineiro Mateus Brites da Costa de Paula, que acusou Karina Grossi de quebra do decoro parlamentar.
Matéria exibida pela TV A Crítica, de Manaus (AM)
O processo poderia resultar na cassação do mandato da vereadora, mas depois de quatro horas de sessão, na quarta-feira, 3, seus pares optaram pela suspensão, a ser contada a partir da última quinta-feira.
O desentendimento entre Karina e Mateus aconteceu no dia 28 de julho, no Parque Lagoa Dourada, em Mandaguaçu, onde Mateus, que é jardineiro, fazia a poda de árvores que ele próprio havia plantado no local.
A vereadora não gostou de ver seu colega de partido – que também foi candidato a vereador – podando as plantas disse que ele não tinha autorização para aquele serviço, se irritou a chegou a agredir fisicamente o jardineiro e desferir-lhe uma cusparada, jogando na lagoa a ferramenta que o jardineiro usava.
Além de testemunhos de pessoas que assistiram a baixaria, a principal prova das agressões foi um vídeo gravado pelo próprio Mateus, que mostra a vereadora em momento de grande destempero. As imagens viralizaram nas redes sociais, foram mostradas pelos canais de televão em todo o Brasil.