Garrafas PET, caixas de leite, copos plástico e sacolinhas de supermercados são alguns dos principais resíduos encontrados por servidores da Secretaria de Serviços Públicos da prefeitura de Mandaguaçu no trabalho de desobstrução da rede de galerias de águas pluviais. Esses objetos são encontrados nas bocas-de-lobo, o que significa que pode haver objetos mais pesados no interior das galerias.
Segundo o secretário Jackson da Silva, embora esses objetos pareçam inofensivos para a tubulação, eles vão se somar a outros, como galhos, folhas e sedimento arenoso, já que Mandaguaçu está em uma área de arenito, solo que se desagrega com facilidade e também é levado pelas enxurradas para a tubulação.
“Sabemos que nem sempre esses resíduos são descartados nas bocas-de-lobo. São jogados na rua ou colocados no lixo e acabam espalhados, sendo levados para a rede pelas águas de chuva”, diz o secretário. “Isto vai criar um problema que pode ser evitado se todos derem a destinação correta aos resíduos, armazenando-os de forma que não acabem espalhados nas ruas”.
Importante lembrar que bueiros desempenham um papel fundamental no sistema de drenagem urbana, facilitando o escoamento da água da chuva e prevenindo alagamentos. No entanto, o entupimento dessas estruturas é um problema comum nas cidades, causando uma série de inconvenientes. A falta de conscientização sobre o descarte adequado de lixo contribui diretamente para o entupimento dos bueiros.

A arrumação continua
O secretário Jackson Silva diz que é intenso o trabalho desenvolvido pelos servidores de sua secretaria no cuidado e manutenção da cidade com o recolhimento de entulhos, em poda, remoção e plantio de árvores, limpeza de ruas, praças e avenidas e tantas outras ações que reforçam preocupação com a organização urbana.
(com informações da prefeitura de Mandaguaçu)
Veja também