Mandaguaçu elabora projeto de criação de sua Guarda Civil Municipal

mandaguaçu planeja criar guarda civil municipal

Representantes de Mandaguaçu estão visitando as guardas civis e Defesa Civil em cidades da região Foto: PMM

O secretário municipal de Segurança, Mobilidade Urbana e Transporte de Mandaguaçu, coronel Rogelho Aparecido Fernandes, esteve em Marialva para conhecer as instalações da Defesa Civil e Guarda Civil Municipal e conversar com as autoridades sobre o trabalho desenvolvido.

O secretário fez a visita técnica acompanhado do presidente do Conselho de Segurança de Mandaguaçu, Fernando Vandresen, do diretor de Mobilidade Urbana, Vilier Rosa, e do diretor de Defesa Civil e Fiscal do município, Leandro Godoi.

Minha Página AMP

O coronel Rogelho segue com as tratativas para implantar a Guarda Civil Municipal em Mandaguaçu, buscando referências já consolidadas de unidades de segurança que podem servir de modelo para a futura instituição que se desenha para a cidade.

“O trabalho é exigente em cuidados técnicos e protocolares, e avançamos de forma muito atenta, aprendendo com a experiência de GCMs com histórico de atuação”, afirma o secretário.

Os visitantes foram recebidos pelo secretário de Trânsito e Segurança Pública de Marialva, subtenente Wanderley Alves Moraes, que apresentou as instalações da Defesa Civil e da GCM, detalhando aspectos da estrutura física e protocolos de funcionamento. A GCM de Marialva foi criada em 2014, mas iniciou as atividades em abril de 2020 com dois agentes. Hoje, a unidade conta com oito guardas concursados.

“Essas visitas, o que já fizemos em outros município, como Sarandi, cuja guarda é tida como referência em unidades do gênero, servem para trocar experiência e refinar nossos protocolos de implantação de unidade semelhante no município, o que vai acrescentar ativo importante de segurança. Isso vale também para a Defesa Civil, que também precisa ser devidamente estruturada”, afirma o secretário.

 

Veja também

Sair da versão mobile