Sem hospital público ou particular desde 2013, o município de Marialva (a 30 quilômetros de Maringá) deve contar com um novo hospital a partir de 2021. O anúncio foi feito pelo prefeito reeleito Victor Martini (PP), que afirma que dotar novamente a cidade com um hospital será o grande desafio do primeiro ano do segundo mandato, que começa no próximo dia 1º.
Segundo ele, Marialva já teve dois hospitais, ambos bem equipados e, além da população local, atendia moradores de municípios vizinhos. Porém, ambos acabaram fechando na mesma época em que se acabaram os hospitais de várias cidades do noroeste paranaense. Todo atendimento médico passou a ser feito em Maringá.
O prefeito diz que serão aproveitadas as instalações do antigo hospital, que passarão por reformas e reaparelhamento. O objetivo é que o hospital conte com pelo menos 60 leitos e ofereça atendimento de baixa complexidade.
“Hoje o déficit de leitos hospitalares na região de Maringá é de mais de 250 leitos e é necessário que os municípios menores possam fazer pelo menos o atendimento de baixa complexidade para desafogar um pouco o sistema”, diz.