Em comemoração ao período inicial da Primavera, a Prefeitura de Marialva, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seap), promove a 1ª Exposição de Flores e Mel nesta terça-feira, 3 de outubro, na Praça Santos Dumont, a partir de 14h. O evento também festeja o Dia Nacional da Abelha.
Durante a feira, haverá exposição e comercialização de flores produzidas nesse município vizinho a Maringá. Além de mel, subprodutos de abelhas, feira de artesanato, feira de adoção de filhotes, exposição de veículos, grupos de pesquisa, praça de alimentação e empresas parceiras.
Como Marialva tem destaque estadual na floricultura, principalmente com rosas e orquídeas, o evento desta terça-feira também é uma forma de prestigiar os agricultores marialvenses. “Motivar, colocá-los no comércio. Às vezes, tem produtores que têm dificuldade de vender a sua produção, pois começou a trabalhar agora. Nós vamos colocá-los dentro da cidade, do comércio, para fazer essa venda”, explica o secretário de Agricultura Nathan Bortolon, destacando que a exposição será uma plataforma de negócios.
Segundo ele, empresas farão parte da feira. Em resumo, a ideia é movimentar tanto a cidade quanto o meio agrícola. “Se a cidade vai bem, a agricultura vai bem. Se a agricultura vai bem, a cidade vai bem. Tudo se agrega, é uma cadeia”, resumiu, em conversa exclusiva com O Maringá.
Mel
Outro destaque da Exposição será a presença dos produtores de abelha, em torno de 50 apicultores. É outra cultura que vem crescendo em Marialva. “Começamos esse projeto das abelhas com dois agricultores na cidade. Hoje temos 45 registrados aqui na nossa secretaria”, diz Bortolon, acrescentando que, toda semana, interessados visitam a Seap para tirar dúvidas sobre o cultivo de mel.
O secretário termina a entrevista convidando toda a população a participar da 1ª Exposição de Flores e Mel, cuja entrada é livre e aberta. Haverá comercialização de produtos, incluindo flores e afins, aos cidadãos. “Será um festival para dar início à Primavera”, valorizando os produtores de mel e flores. Afinal, existe uma ligação natural entre abelhas e a floricultura.