A cidade de Marialva segue no topo em produção de uva no estado. Em 2023, o município do Noroeste produziu mais de 10 mil toneladas da fruta, obtendo também o maior Valor Bruto de Produção (VBP) de R$ 70,4 milhões.
Pensando nos produtores marialvenses e nos demais em todo o estado, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), está estruturando a Rota Uva e Vinho Paraná. A iniciativa tem como objetivo conectar as propriedades produtoras de uva e vinho, criando um produto turístico que permita posicionar o estado como um destino de enoturismo.
Os produtores interessados em participar podem se cadastrar preenchendo o formulário virtual ou nas unidades municipais do IDR-Paraná. CLIQUE AQUI
Podem participar da rota produtores rurais (inscritos no CadPro), cooperativas ou empresas vitivinícolas com registro no Ministério da Agricultura (MAPA) que tenham pelo menos um produto elaborado com uvas do Paraná e que comprovem os aspectos legais da atividade informada, se aplicável (Car, Vigilância Sanitária, MAPA, Alvará etc).
A Rota Uva e Vinho Paraná integrará um roteiro tematicamente sinalizado e apresentado em forma de mapa digital. O roteiro identificará as propriedades, vinhedos e vinícolas e fornecerá informações históricas, regionais e de interesse para os visitantes.