No mês dedicado ao aleitamento materno, Prefeitura de Marialva inaugura “Cantinho da Amamentação”

Situado na Clínica da Mulher da cidade, o espaço foi criado para acolher mães que precisam de orientações no momento de amamentar

No mês dedicado ao aleitamento materno, Prefeitura de Marialva inaugura “Cantinho da Amamentação”

Foto: Prefeitura de Marialva

Com o objetivo de conscientizar a respeito da necessidade da amamentação exclusiva até os seis meses de idade, foi criado o Agosto Dourado. O propósito é o mesmo que o do Outubro Rosa ou Novembro Azul, isto é, uma ação para alertar as pessoas acerca de um assunto de extrema relevância, capaz de mobilizar a sociedade, órgãos públicos, privados e instituições de saúde. Dessa maneira, a cor dourada foi escolhida porque o leite materno é um alimento de qualidade ouro para bebês e crianças. Pensando nisso, a Prefeitura de Marialva inaugurou recentemente o “Cantinho da Amamentação”, localizado na Clínica da Mulher do município.

O ambiente foi feito com o objetivo de acolher mães que necessitam de dicas sobre o aleitamento materno, assistência no momento de amamentar e o posicionamento. Além disso, as mulheres que estiverem aguardando atendimento médico, também podem amamentar. O local está disponível para funcionárias da unidade que estejam retornando de licença maternidade e que podem amamentar no decorrer do expediente, segundo a lei.

Camila Padovani é enfermeira da Clínica da Mulher de Marialva e especialista em saúde feminina. Segundo ela, espaços como estes são importantes para incentivar a amamentação, mostrando para as mulheres que elas têm todo o suporte para vivenciar essa fase, e que em caso de dificuldades, serão acompanhadas por profissionais capacitados.

Para a enfermeira, antes de qualquer situação, o desejo da mãe será respeitado. “Nosso dever como profissional é informar e orientar sobre os benefícios, importância do aleitamento, sanar dúvidas, desmistificar e apoiar todo o processo, para então, deixar que a mulher tome sua decisão, sem críticas ou julgamentos. O diálogo com a mulher precisa ter como base o entendimento das razões e sentimentos que as têm levado a tal decisão para um manejo individualizado. Estamos disponíveis para acolher as inseguranças e auxiliar para que ela se sinta mais confiante em amamentar”, diz.

Ainda conforme Camila, a amamentação é o investimento mais duradouro na capacidade física, cognitiva e social. “Contribui para o desenvolvimento da criança, supre as necessidades nutricionais até os seis meses, oferece proteção contra infecções e diarreia. É considerada a primeira vacina do bebê, já que a mãe transfere toda a sua história vacinal para o bebê através do leite materno. Fortalece os músculos da face, facilita o desenvolvimento da fala, regula a respiração, entre tantos outros benefícios. O leite materno sempre será a melhor opção, ele é produzido e se adapta às necessidades do bebê.”

Em vista disso, na penúltima sexta-feira (6) a Secretaria Municipal de Saúde de Marialva realizou o “Mamaço”, uma roda de conversa com gestantes e mães que estão em aleitamento materno, com a presença de familiares. O encontro teve como intuito a troca de experiências e informação de qualidade sobre a amamentação.

De acordo com Camila Padovani, “foi um sucesso, tivemos a participação ativa e relatos cotidianos interessantes, o que enriqueceu muito nosso bate papo. Todas ficaram muito à vontade para relatar suas vivências, além de poderem sanar dúvidas e mitos sobre o assunto.”

Sair da versão mobile