Com a proximidade do Dia de Finados, cuja data é sempre 2 de novembro, a Prefeitura de Marialva publicou o Decreto Municipal nº 541/2025, que disciplina o uso do Cemitério Municipal e das áreas adjacentes durante o período de preparação e comemoração desse dia. “O objetivo é garantir organização, segurança e respeito à data”.
De acordo com o decreto, os serviços de construção e reforma de túmulos nos cemitérios públicos municipais (Cidade e distritos) poderão ser realizados até o dia 24 de outubro (sexta-feira). Já os trabalhos de limpeza estão autorizados até o dia 30 de outubro (quinta-feira).
A comercialização de flores, velas e produtos relacionados ao Dia de Finados será permitida nos dias 30 e 31 de outubro, 1º e 2 de novembro de 2025, a venda de flores será liberada exclusivamente para produtores do município. Não será permitida a venda de flores artificiais. Para obter autorização, os comerciantes devem solicitar licença junto ao Departamento de Tributos, apresentando laudo da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária.
Também foi regulamentada a venda de alimentos no entorno dos cemitérios, que estará liberada nos dias 1º e 2 de novembro. O decreto autoriza até 15 barracas ou veículos, com a proibição expressa de comercializar bebidas alcoólicas. Os vendedores deverão obter licença junto ao Departamento de Tributos e apresentar laudo liberatório da Vigilância Sanitária.
A fiscalização das atividades ficará a cargo dos órgãos municipais competentes, com o apoio da Guarda Municipal, para assegurar a ordem, o respeito e a boa fluidez no local durante o Dia de Finados.
Dengue
A equipe de Endemias da Secretaria de Saúde estará trabalhando nas entradas dos cemitérios para recolher as embalagens plásticas dos vasos de flores, o objetivo é evitar que as embalagens se tornem locais de acúmulo de água.
“Colabore com o combate à dengue: nunca deixe vasos com água junto aos túmulos. Só serão permitidos vasos com areia lavada, pois assim – sem o acúmulo de água – inibe a proliferação do mosquito Aedes aegypti, contribuindo para a saúde de todos!”, diz a comunicação da Prefeitura de Marialva.