Dia Mundial de Combate à Aids: Prefeitura de Marialva oferece serviços de saúde em UBSs

pessoa segurando uma fita do dia mundial da aids

Crédito: Ilustrativa/Freepik

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O Dia Mundial de Combate à Aids é celebrado nesta sexta-feira, 1º de dezembro. Pessoas em todo o mundo se unem para mostrar apoio às pessoas que vivem com HIV e para lembrar quem se foi por doenças relacionadas à Aids.

Em Marialva, município da Região Metropolitana de Maringá (RMM), a Prefeitura reforça que oferece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a testagem rápida e gratuita do HIV e de outras ISTs (tais como Hepatites B e C, e Sífilis).

Além disso, a população também recebe aconselhamento em saúde, orientações de prevenção e possíveis encaminhamentos.

Lembrando que fazer o teste não é vergonha nenhuma, e o atendimento é profissional, humanizado e sigiloso. “Só com a informação é que podemos interromper a cadeia de transmissão do vírus HIV e de outras infecções”, comenta a enfermeira-chefe da Saúde da Mulher em Marialva, Camila Padovani, via Assessoria de Comunicação.

Ela lembra, ainda, que além da testagem a rede pública oferece aconselhamento em saúde, orientações de prevenção e possíveis encaminhamentos.

Assim, agende já seu horário na sua UBS de referência e faça sua testagem rápida.

Crédito: Divulgação

Entenda
Fundada em 1988, a data de 1º de dezembro foi o primeiro dia internacional para a saúde global. Cada ano, agências da ONU, governos e sociedade civil se unem para fazer campanhas em torno de temas específicos relacionados ao HIV, com atividades de conscientização e mobilização para arrecadação de fundos ao redor do mundo.

A fita vermelha é símbolo universal de conscientização, apoio e solidariedade com as pessoas que vivem com HIV e uma forte simbologia para que este grupo de pessoas se façam ouvidas sobre questões importantes sobre suas vidas.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile