Não podia ser um local mais emblemático para funcionamento de espaço para preservação. O Museu Memorial de Marialva “Marco Arthur Saldanha Rocha (Professor Tuta)” será reaberto para a visitação, em novo ambiente: uma das casas do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC).
O conjunto é símbolo da era de “ouro verde” na hoje Capital da Uva Fina. São outros tempos, claro. Mas sempre com olhos interessados no passado.
Desse modo, o Museu Memorial reabre nesta sexta-feira, 14 de junho, às 8h. A entrada é franca e o acesso é pela avenida Colombo, mesmo caminho da secretaria de Meio Ambiente.
O museu preserva as fotografias, peças como máquinas, ferramentas, objetos religiosos, aparelhos eletrônicos que não existem mais em funcionamento e outros materiais que contam a história da cidade de Marialva estarão expostas no antigo IBC.
“O novo local remete à história de um dos ciclos mais icônicos da economia de Marialva e do Paraná, o ciclo do Café. A casa onde será o novo museu foi residência de antigos diretores do IBC, órgão federal que tinha como função executar a política cafeeira nacional”, ressalta o prefeito de Marialva Victor Martini.
A diretora de Turismo Solange Alvarenga aproveita para convidar todos os marialvenses “que venham visitar o museu e conhecer a história da nossa cidade. Diversos grupos de alunos já agendaram visitas para esta sexta-feira, dia da reabertura”.
Serviço
A visitação estará aberta para toda a comunidade de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, e das 13h às 17h. Fora deste horário, se algum grupo quiser fazer a visitação será preciso agendar a visita pelo fone (44) 3232-1807.
Com informações de assessoria