O Hospital Norospar, de Umuarama, divulgou nesta sexta-feira, 23, uma nota de esclarecimento sobre a morte de um menino autista de 6 anos, ocorrida em suas dependências no dia anterior. Em texto assinado pelo diretor-Clínico e o coordenador Pediátrico, o hospital informa que o falecimento aconteceu na noite de quinta-feira, após um procedimento de ressonância magnética realizado em uma clínica particular e que o paciente foi recebido em estado gravíssimo e, apesar de a equipe do Norospar ter feito todos os esforços e utillizado todos os recursos para reverter a situação, o menino acabou falecendo.
O boletim de ocorrência registrado sobre o caso discorre que o menino teria ficado agitado no momento do exame e, por isso, foi tentada sedação por meio de pulverização por inalador. Como não funcionou, a equipe da clínica teria utilizado anestesia por seringa.
Logo após a administração do anestésico, a criança perdeu a consciência e não apresentava batimentos cardíacos. A clínica acionou o Samu. Em seguida, a equipe de socorristas conseguiu reanimar o menino e o transferiu com urgência ao Hospital Norospar, onde o menino foi a óbitoo.
Nota de Esclarecimento do Norospar
“O Hospital Norospar vem a público, com profundo pesar, esclarecer os fatos relacionados ao falecimento do paciente (…), de 6 anos, ocorrido na noite de ontem, 22 de maio.
O referido paciente estava em uma clínica de imagem, para a realização de um exame eletivo (ressonância magnética). Durante a realização do procedimento, apresentou quadro súbito de hemorragia pulmonar grave (sangramento pulmonar), evoluindo rapidamente com uma parada cardiorrespiratória.
Imediatamente, a equipe médica presente, incluindo a anestesista responsável, iniciou as manobras de ressuscitação cardiopulmonar, realizando a intubação orotraqueal e promovendo estabilização clínica.
Devido à gravidade do quadro, o paciente foi transferido em estado gravíssimo ao Hospital Norospar, onde recebeu todo o suporte necessário da equipe de pronto socorro e UTI Pediátrica. Além do atendimento médico intensivo, a equipe de psicologia e assistência social foi prontamente acionada para acolher e oferecer apoio aos pais e familiares.
O Hospital Norospar solidariza-se profundamente com os familiares e amigos, estendendo seus sentimentos de pesar e consternando-se, junto à comunidade, diante dessa irreparável perda. Reiteramos nosso compromisso com a ética, a transparência e a humanização no atendimento aos nossos pacientes e familiares.
Umuarama, 22/05/2025.
Dr. Fernando Sakata Belizario
Diretor Clínico – Hospital Norospar