Munhoz de Melo faz nova eleição para prefeito e vice

Regiao Munhoz de Melo

NA WEB. Gilmar e seu candidato a vice-prefeito, Doutor Marcondes, em vídeo em que dá sua versão do problema com a Justiça – Reprodução

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Os moradores de Munhoz de Melo (a 48 quilômetros de Maringá) ainda não sabem quem assumirá a prefeitura no dia 1º de janeiro e nem por quem serão governados nos próximos quatro anos. Sabe-se que quem assumirá como prefeito será aquele que for escolhido presidente da Câmara de Vereadores.

O vencedor da eleição, Gilmar José Benkendorf Silva, teve o registro anulado. A Justiça Eleitoral entendeu que não é o caso de considerar vencedor o segundo colocado na votação, o atual vice-prefeito Áureo Gomes (DEM), e anunciou que uma nova eleição será realizada no município somente para prefeito e vice-prefeito.

Gilmar, que já foi prefeito em outros dois mandatos e obteve 55,95% dos votos no pleito, foi alvo de denúncia na Justiça Eleitoral feita por uma chapa adversária, que o acusou de não se desincompatibilizar do cargo de secretário municipal de Agricultura em tempo hábil para disputar a prefeitura. No papel, a desincompatibilização aconteceu dentro do prazo, mas adversários dizem que ele continuou na função. Já se esgotaram os recursos.

Segundo o ex-prefeito, ele fez a desincompatibilização no prazo certo, porém, os adversários o denunciaram usando como prova uma fotografia de um dia em que ele compareceu à secretaria para ajudar a resolver um problema de terceiros. “Infelizmente, a Justiça aceitou a foto como se fosse uma prova verdadeira”.

Mesmo com a situação indefinida na Justiça, Gilmar Silva recebeu 1.628 votos, enquanto Áureo Gomes ficou com 1.180 e o engenheiro Hélio Rodrigues Teixeira (PV), 102.

A coligação que apoiou a candidatura de Gilmar Silva elegeu seis dos nove vereadores e não deverá ter dificuldade para eleger o presidente da Câmara, que será empossado como prefeito até a realização da eleição. A eleição da Mesa Diretora da Câmara acontece na manhã do dia 1º de janeiro.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile