Obras de duplicação da BR-277 em Cascavel iniciam na próxima terça-feira

Obras de duplicação da BR-277 em Cascavel iniciam na próxima terça-feira

Foto: DER

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As obras de duplicação da BR-277 em Cascavel, na região oeste, vão iniciar na próxima terça-feira (20). O projeto equivale no aumento de 5,81 quilômetros da rodovia, do km 574,4 ao km 580,2, entre o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Ferroeste. A intervenção engloba o convênio entre o Governo do Estado e a Itaipu Binacional, que foi contratada pelo valor de R$ 48.009.661,88.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) será o encarregado pela obra, do qual o prazo para o término é de 14 meses, em setembro de 2022.

“É mais um projeto, mais um passo que o Paraná dá para se tornar o hub logístico da América do Sul”,  “Essa obra era aguardada há muito tempo pelos moradores da Região Oeste. Terá a capacidade de melhorar o fluxo de quem precisa circular por ali, especialmente nos horários de rush, e ajudar no escoamento da safra”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Ele relembrou que a duplicação da BR-277 acompanha a obra de readequação do Trevo Cataratas, também em Cascavel. O lugar é um ponto de interseção em nível que reúne as rodovias BR-369, ligação com Maringá; a BR-277, sentido Guarapuava e sentido Foz do Iguaçu; a BR-467, em direção a Toledo; e a Avenida Brasil, principal caminho de acesso a Cascavel. Aproximadamente 45 mil veículos transitam pelo trevo diariamente.

“Vai resolver o maior gargalo logístico do Paraná, que conseguimos priorizar dentro do acordo de leniência entre a concessionária que administra o trecho e o Ministério Público Federal”, afirmou Ratinho Junior.

Transporte

O Superintendente do DER-PR na Região Oeste, Charlles Urbano Hostins Júnior esclareceu que a ampliação do trecho fortalece a interligação entre os transportes rodoviário e ferroviário, já que a duplicação da rodovia será até a Ferroeste. “Terá um impacto muito significativo no escoamento da safra, finalizando um corredor que começa no Mato Grosso do Sul e passa por Marechal Cândido Rondon, Toledo e Cascavel.”

A Ferroeste também será ampliada e modernizada. O projeto foi orçado em mais de R$ 20 bilhões, que vai unir por trilhos Maracaju (MS) ao Porto de Paranaguá, com estimativa de ser guiado para a Bolsa de Valores para autorização no início do ano que vem.

“A tendência é de crescimento muito grande com a implantação desta Nova Ferroeste, precisamos estar preparados. E, nesse caso, a duplicação deste trecho é fundamental, já que vai até a porta da Ferroeste”, reforçou Hostins Júnior.

Obra

A intervenção na BR-277 começa em frente ao Show Rural com serviços prévios, ensaios de caracterização dos materiais, limpeza da camada vegetal, instalação do canteiro de obras, levantamento topográfico e serviços de terraplenagem.

Além da duplicação dos 5,81 quilômetros da rodovia, também será revestida a via marginal esquerda do km 581,7 ao km 583,3, em uma ampliação de 1,56 quilômetro, realizado um viaduto no km 575,1, no acesso para a Ferroeste, e outro viaduto no km 580, onde será inserida uma variante da PR-180.

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