Ocupação Dom Hélder Câmara, em prédios construídos com dinheiro público e abandonados, festeja um ano

Ocupação Dom Elder Câmara

As crianças estão convidando os amiguinhos de fora para mostrar que a vida é organizada também na Ocupação Foto: Valdete da Graça

Está acontecendo na manhã deste domingo, 4, na Avenida Independência, em Paiçandu, a festa de primeiro aniversário da Ocupação Dom Hélder Câmara, feita por mais de 230 famílias sem teto sob a organização da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade.

A festa neste domingo será uma oportunidade para apresentar à comunidade como funciona um ocupação. Os próprios moradores vão falar da rotina e do relacionamento em um sistema de cooperativa. Vão falar também do sonho da casa própria que move todos que vivem em um conjunto que foi iniciado com dinheiro público para servir de moradia, vendido e abandonado sem conclusão.

São mais de 230 famílias vivendo na ocupação, organizados como cooperativa, como mostra foto de evento ocorrido em 2023    Foto: Valdete da Graça

A Dom Hélder Câmara ocupa um conjunto de quatro prédios na Avenida Independência, com 240 apartamentos, que começou a ser construído há mais de 10 anos com recursos federais do programa Minha Casa Minha Vida e foi abandonado pela construtora sem conclusão, mesmo depois de ter vendido os apartamentos. A ocupação, iniciada por famílias ligadas ao movimento dos sem teto, foi coordenado pela Frente Nacional de Luta Campo e Cidade.

 

 

Veja também

Sair da versão mobile