Ouvidoria-Geral tira dúvidas de servidores da Saúde sobre atendimento ao público

Ouvidoria-Geral tira dúvidas

Os coordenadores das Unidades Básicas ficaram sabendo sobre queixas e elogios do público ao atendimento na área de saúde Foto: Dani Fernandes

A Ouvidoria-Geral do Município de Londrina ministrou, na manhã desta terça-feira, 19, um momento de capacitação e bate-papo sobre os trâmites de Ouvidoria com os coordenadores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Realizado em parceria com a Escola de Governo de Londrina, da Secretaria Municipal de Governo, o encontro foi para tirar dúvidas sobre os procedimentos nos processos de Ouvidoria com o objetivo principal de estreitar ainda mais as relações entre as duas pastas.

Cerca de 60 pessoas estiveram presentes no auditório da Prefeitura de Londrina e, durante três horas, ouviram o Ouvidor-Geral do Município, Alexandre Sanches Vicente, e a Ouvidoria-Geral Adjunta, Alexsandra Carla da Vanço, abordar o tema A Ouvidoria, Lei de Acesso e Transparência Pública em Londrina. Durante a explanação, exemplos práticos de casos envolvendo os atendimentos ao público e as demandas mais comuns que chegam à Ouvidoria-Geral foram abordadas, havendo um feedback entre os ouvidores e a equipe das UBSs.

Minha Página AMP

“O momento foi muito bom, pois como temos 54 UBs espalhadas pelo Município de Londrina, dificilmente há um contato maior entre estas equipes de Ouvidoria e Saúde. Atendemos a um pedido da Autarquia Municipal de Saúde, através da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), de melhorar o entendimento das coordenadorias sobre o trabalho dos processos de Ouvidoria e como atender da melhor forma. Apesar das particularidades encontradas em cada UBS, conseguimos exemplificar os problemas mais comuns e dar sugestões de como melhorar estes fluxos. Além disso, foi uma oportunidade única de abrirmos as portas da Ouvidoria para os demais servidores tirarem dúvidas com foco no melhor atendimento à população”, explicou o Ouvidor-Geral do Município, Alexandre Sanches Vicente.

Para ele, nestes encontros, os servidores acabam expressando necessidades que gostariam de abordar, mas que no dia a dia torna-se impossível de ocorrer. “Durante a apresentação, eles observam os slides, veem os exemplos que apresentamos, apontam fatos do quotidiano de cada unidade. Numa conversa animada conseguimos nos entender e orientar desde questões básicas até algumas mais complexas. São oportunidades que a Ouvidoria quer ampliar cada vez mais com todas as pastas da administração do Prefeito Marcelo Belinati”, enfatizou.

O secretário de Saúde Felippe Machado diz que palestras como esta são essenciais para que os servidores da Saúde possam apresentar suas experiências e aperfeiçoar o atendimento aos que procuram as UBSs. “O bom atendimento aos usuários dos nossos serviços é nossa grande prioridade, e o feedback recebido através dos canais de ouvidoria é a melhor forma de saber como e onde podemos melhorar”, disse Felippe Machado.

A atividade realizada pela Ouvidoria-Geral faz parte do Programa de Capacitação em Ouvidoria, desenvolvida pelo órgão. Estes encontros e capacitações acontecem atendendo demandas das secretarias municipais na formação dos servidores.

Sair da versão mobile