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Câmara Técnica da Educação da Amusep discute como o Plano Educacional Individualizado promove a inclusão

Por Luiz de Carvalho
17 de abril de 2024
Plano Educacional Individualizado é tema de debate na Câmara Técnica da Educação da Amusep

Secretários de Educação dos municípios da região da Amusep discutiram o Plano de Educação Individual como instrumento para a inclusão Foto: Divulgação

Assessoria da Amusep

 

Os procedimentos que precisam ser adotados na elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI) foram o tema central da reunião mensal da Câmara Técnica da Educação da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), realizada na tarde desta quarta-feira, 17, em Maringá.

 

Os detalhes a serem observados na definição do PEI foram repassados pela psicóloga Luciana Tamborlim Quezini, servidora da Secretaria Municipal de Educação de Atalaia. O Plano é uma exigência para o atendimento e a inclusão de alunos portadores de deficiências, síndromes e que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outros.

 

 

Construção do PEI para a inclusão

 

Na elaboração do PEI devem estar presentes os servidores da escola, que vão ter contato com o aluno, os profissionais que fazem o atendimento da criança no ambiente externo e os integrantes da família. Depois de concluído, o Plano vai ser a ferramenta para nortear e facilitar o trabalho do professor no período letivo.

 

Entre as informações que devem constar no PEI, estão os dados de identificação do aluno; o diagnóstico médico; as habilidades e dificuldades; as orientações à família em relação às atividades extracurriculares; o suporte em casa das tarefas escolares, entre outras.

 

Luciana Quezini diz que a elaboração do Plano é um trabalho cuidadoso e rigoroso para constar a maior quantidade de ângulos possíveis sobre o comportamento e o grau de influência que a doença provoca no aluno. “É um grande quebra-cabeça que precisa ser montado para conter todas as peças que podem ser usadas para a inclusão e o bom desempenho das crianças”, destaca.

 

Para a coordenadora da Câmara Técnica da Educação da Amusep, secretária municipal de Atalaia, Ariani Vilhena de Paiva, o tema da reunião é oportuno e requer um amplo debate. “Há um crescimento grande no número de alunos autistas e portadores de deficiências que buscam a Rede Municipal de Ensino e nossos servidores precisam estar preparados para receber, conviver e incluí-los”, ressalta.

Plano Educacional Individualizado é tema da reunião mensal da Câmara Técnica da Educação da Amusep
O Plano Educacional Individualizado foi o principal assunto da reunião da Câmara Técnica da Educação da Amusep        Foto: Cláudio Galleti

 

Calendário da Câmara Técnica

 

O próximo encontro do Colegiado será realizado no dia 15 de maio, também na sede da Amusep, em Maringá. Um dos itens da pauta será a Cota Parte Educação do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal de Comunicação, o ICMS.

 

 

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Tags: Câmara Técnica da Educação da AmuzepDestaquePlano de Educação IndividualizadoPlano de Ensino IndividualizadoPlano Educacional Individualizado

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