Pato Bragado, no Oeste do Paraná, tem apostado na robótica para tornar as aulas do ensino integral mais atrativa para os estudantes. O modelo e como o município de cinco mil habitantes foi um dos primeiros do Estado a ter uma estrutura voltada para a formação de práticas pedagógicas, aliando educação criativa e tecnologia, será apresentado no RCD Cidades desta quinta-feira (17), às 10 horas.
A secretária de Educação e Cultura de Pato Bragado, Cristiane Scheuermann Bonatto, e o colaborador profissional de Sistemas, Edson Borssoi, são os convidados do programa de entrevistas da Rede Cidade Digital (RCD), conduzido pelo diretor José Marinho. “Vamos tirar dúvidas ao vivo e trazer detalhes que possam contribuir com a adoção do projeto nas escolas municipais”, explica o diretor da RCD.
Segundo Cristiane, o projeto que começou a ser implantado em 2019, com 195 alunos no contraturno escolar, deve ser retomado nos próximos meses e pais, alunos e comunidade serão convidados para conhecerem o mundo da robótica em uma aula experimental. “O principal objetivo é despertar nos alunos esse lado científico, mostrar esse lado da tecnologia que é muito simples e escola não pode ficar fora desse mundo digital, temos que nos envolver. Essa é a nossa função”, observa.
Ainda de acordo com a secretária, o custo inicial para a implantação do projeto foi de R$ 81 mil, contemplando equipamentos, espaço e capacitação dos professores em empresas especializadas. “A educação integral tem que ser algo diferenciada do currículo, algo atrativo que as crianças queiram frequentar. No mundo digital que vivemos é um chamamento muito grande”, completa a secretária.
Além do laboratório de robótica, o município vem investindo na modernização das salas de aula e institui um projeto que fornece internet gratuita para famílias de baixa renda.
Para participar ao vivo do RCD Cidades, é preciso inscrever-se gratuitamente pelo https://sympla.com.br/rcd.
Serviço:
RCD Cidades – Educação e tecnologia nas escolas municipais de Pato Bragado: A utilização da robótica no ensino público
17/03, às 10 horas
Inscrições: https://www.sympla.com.br/rcd