No mês de agosto, a secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho, por meio da Coordenação de Políticas Públicas para a Juventude, fortaleceu os atos de divulgação para o programa Identidade Jovem (ID Jovem), o que proporcionou o cadastro de 1.233 jovens capacitados para adquirir a identificação. O documento promove acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.
Apenas na primeira semana do mês passado, em um mutirão feito nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) em cidades da Região Metropolitana, como Colombo, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Almirante Tamandaré e Pinhais, foram cadastradas quase 200 indivíduos por dia, somando 974 jovens.
“A ideia é que cada vez mais jovens usufruam dos seus direitos. A meta do programa é garantir aos jovens de baixa renda acesso a benefícios relacionados ao direito à cultura, território e mobilidade”, afirmou o secretário Ney Leprevost.
A ID Jovem também isenta do pagamento de inscrição em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais, assim como da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O cadastro ou a revalidação do ID Jovem pode ser realizada totalmente de modo virtual, por meio do aplicativo ID Jovem 2.0 (disponível para Android e iOs) ou diretamente no SITE.
O documento vale por 180 dias e o benefício pode ser usado até mesmo por quem já terminou os estudos.
Para o jovem ter acesso ao documento ele também precisa estar cadastrado no Cadúnico, um instrumento de coleta de dados que tem como propósito identificar famílias de baixa renda no país. Para se cadastrar basta acessar AQUI.